De todas as que já fiz esta é a única que é igual ao tradicional pastel de nata, o primo do pastel de Belém, o doce Português conhecido e apreciado por todo o mundo.
Devo dizer que já fiz e degustei muitas tartes de natas, contudo nenhuma é comparável, esta tarte de nata é com certeza a melhor, um verdadeiro pastel de nata em formato XXL 😉
Ingrediente da tarte pastel de nata
1 Base de massa folhada
2,4 dl de água
500 gr de açúcar
50 gr de farinha de trigo
25 gr de farinha maisena
5 Gemas
1 Ovo inteiro
1 Pau de canela
4 dl de leite
Uma pitada de sal fino
Preparação da tarte de nata com sabor de pastel de Belém
Deixar ferver durante 2 minutos. Retirar e deixar a esfriar.
Numa taça juntar a farinha de trigo, a farinha de maisena e uma pitada de sal fino. Adicionar um pouco de leite, para desfazer as farinhas.
Levar o restante leite a ferver e verter diretamente sobre as farinhas, mexendo bem.
Acrescentar a calda de açúcar que se tinha reservado e mexer.
Por fim envolver as gemas e o ovo inteiro.
Colocar a massa sobre a tarteira revestida com a massa folhada.
Levar a tarte ao forno pré aquecido a 170º por aproximadamente 40 a 50 minutos. Na fase final, aumente um pouco a temperatura até alcançar os tons tostados característicos das natas.
Dica
Quem gostar poderá polvilhar a tarte de nata com açúcar em pó e canela, tal como se faz no pastel de Belém. Eu prefiro sem nada, mas é tudo uma questão de gosto.
Após os 40 minutos de forno, verifique se a tarte de nata está cozida, utilizando uma colher molhada em água, pressione-a ligeiramente sobre a superfície da tarte e veja se a massa já se encontra consistente.
E já agora seguindo a mesma ordem de doces, sugiro que vejam a nossa receita do: bolo pastel de nata, uma versão de um bolo cremoso.
Esta tarte é extraordinariamente saborosa e é um desastre para gulosos como eu Já a fiz várias vezes e "varre" num ápice. Fernando Ferreira, pasteleiro nas horas vagas.
ResponderEliminarÉ verdade! Esta tarte é uma das melhores tartes que faço, esta receita é uma das mais pedidas pelos meus amigo, faz sempre um sucesso enorme.
EliminarQuanto tempo vai ao forno e a que temperatura?
ResponderEliminarOla Helena Souto! O tempo de cozedura varia forno para forno, mas não foge muito dos 40 a 50 minutos. No meu forno eu faço a 170º. Beijinhos
EliminarBoa tarde, só uma dúvida, se é "tarte de nata", onde está a nata na receita?
ResponderEliminarNo Brasil chamamos de nata a gordura do leite.
A fervura, o aquecimento separa a gordura "solida" do leite "líquido", a nata vai para superfície onde é facilmente colhida...Aqui fazemos a manteiga e vários doces e bolachas...
Porque tarte de nata?
É uma boa questão! Mas realmente esta tarte não leva nata, não sei de onde surgiu o nome, mas cá em Portugal chamam-lhe assim. É um doce tradicional e muito popular, normalmente é feito em versões pequenas, aos quais nós chama-mos pasteis de nata. Beijinhos
EliminarSou doida por esta tarte,já fiquei com água na boca
ResponderEliminarMas faca com 250g de açúcar e verá como é muito boa
EliminarBoa tarde ficou tão líquido !!?!? Irá engrossar no forno ou fiz algo mal ????
ResponderEliminarBoa noite, ficou demasiado liquido! Nao se tera esquecido de acrestar que a messa precisa de ir ao lume para engrossar!? Em todas as receitas diz isto excepto na sua! 🤔
ResponderEliminarA receita é mesmo assim. O leite a ferver sobre a mistura de farinhas já as engrossa um pouco. Também tenho outra receita de tarte de nata que vai primeiro a engrossar ao lume, e até é menos trabalhosa, mas está longe de ser tão boa quanto esta.
EliminarÉ otima, mas com 250 g de açúcar é muito superior.
EliminarÓtimo aspecto. Mas as medidas estão correctas? Mais de 2Lt de água e 400ml de leite? Obrigada
ResponderEliminareu vejo 2,4dl de agua.
Eliminar2,4dl é a quase um quarto de litro
EliminarA farinha é com ou sem fermento?aspecto divinal,vou fazer concerteza🙏👏🥰
ResponderEliminarQuando é que entra a nata na tarte,sem nata não pde ser tarte de nata quanto muito,tarte de doce de ovos.
ResponderEliminar