De todas as que já fiz esta é a única que é igual ao tradicional pastel de nata, o primo do pastel de Belém, o doce Português conhecido e apreciado por todo o mundo.
Devo dizer que já fiz e degustei muitas tartes de natas, contudo nenhuma é comparável, esta tarte de nata é com certeza a melhor, um verdadeiro pastel de nata em formato XXL 😉
Ingrediente da tarte pastel de nata
1 Base de massa folhada
2,4 dl de água
500 gr de açúcar
50 gr de farinha de trigo
25 gr de farinha maisena
5 Gemas
1 Ovo inteiro
1 Pau de canela
4 dl de leite
Uma pitada de sal fino
Preparação da tarte de nata com sabor de pastel de Belém
Deixar ferver durante 2 minutos. Retirar e deixar a esfriar.
Numa taça juntar a farinha de trigo, a farinha de maisena e uma pitada de sal fino. Adicionar um pouco de leite, para desfazer as farinhas.
Levar o restante leite a ferver e verter diretamente sobre as farinhas, mexendo bem.
Acrescentar a calda de açúcar que se tinha reservado e mexer.
Por fim envolver as gemas e o ovo inteiro.
Colocar a massa sobre a tarteira revestida com a massa folhada.
Levar a tarte ao forno pré aquecido a 170º por aproximadamente 40 a 50 minutos. Na fase final, aumente um pouco a temperatura até alcançar os tons tostados característicos das natas.
Dica
Quem gostar poderá polvilhar a tarte de nata com açúcar em pó e canela, tal como se faz no pastel de Belém. Eu prefiro sem nada, mas é tudo uma questão de gosto.
Após os 40 minutos de forno, verifique se a tarte de nata está cozida, utilizando uma colher molhada em água, pressione-a ligeiramente sobre a superfície da tarte e veja se a massa já se encontra consistente.
E já agora seguindo a mesma ordem de doces, sugiro que vejam a nossa receita do: bolo pastel de nata, uma versão de um bolo cremoso.
Esta tarte é extraordinariamente saborosa e é um desastre para gulosos como eu Já a fiz várias vezes e "varre" num ápice. Fernando Ferreira, pasteleiro nas horas vagas.
ResponderEliminarÉ verdade! Esta tarte é uma das melhores tartes que faço, esta receita é uma das mais pedidas pelos meus amigo, faz sempre um sucesso enorme.
EliminarQuanto tempo vai ao forno e a que temperatura?
ResponderEliminarOla Helena Souto! O tempo de cozedura varia forno para forno, mas não foge muito dos 40 a 50 minutos. No meu forno eu faço a 170º. Beijinhos
EliminarBoa tarde, só uma dúvida, se é "tarte de nata", onde está a nata na receita?
ResponderEliminarNo Brasil chamamos de nata a gordura do leite.
A fervura, o aquecimento separa a gordura "solida" do leite "líquido", a nata vai para superfície onde é facilmente colhida...Aqui fazemos a manteiga e vários doces e bolachas...
Porque tarte de nata?
É uma boa questão! Mas realmente esta tarte não leva nata, não sei de onde surgiu o nome, mas cá em Portugal chamam-lhe assim. É um doce tradicional e muito popular, normalmente é feito em versões pequenas, aos quais nós chama-mos pasteis de nata. Beijinhos
EliminarSou doida por esta tarte,já fiquei com água na boca
ResponderEliminarBoa tarde ficou tão líquido !!?!? Irá engrossar no forno ou fiz algo mal ????
ResponderEliminarBoa noite, ficou demasiado liquido! Nao se tera esquecido de acrestar que a messa precisa de ir ao lume para engrossar!? Em todas as receitas diz isto excepto na sua! 🤔
ResponderEliminarA receita é mesmo assim. O leite a ferver sobre a mistura de farinhas já as engrossa um pouco. Também tenho outra receita de tarte de nata que vai primeiro a engrossar ao lume, e até é menos trabalhosa, mas está longe de ser tão boa quanto esta.
EliminarÓtimo aspecto. Mas as medidas estão correctas? Mais de 2Lt de água e 400ml de leite? Obrigada
ResponderEliminareu vejo 2,4dl de agua.
Eliminar2,4dl é a quase um quarto de litro
EliminarA farinha é com ou sem fermento?aspecto divinal,vou fazer concerteza🙏👏🥰
ResponderEliminarQuando é que entra a nata na tarte,sem nata não pde ser tarte de nata quanto muito,tarte de doce de ovos.
ResponderEliminar