Folar salgado de carne

Bolo Folar salgado de carne e enchidos

Hoje vou partilhar um bolo folar salgado, que todos adoramos cá por casa, basicamente é uma bola de carne que leva a guarnição que escolhermos. Apesar de ter algumas etapas de preparação, o procedimento é bem simples, o maior cuidado passa apenas por respeitar as fases da fermentação.

Ingredientes do Folar salgado

500 gr de farinha tipo 65
5 ovos
25 gr de fermento de padeiro
50 ml de água
40 ml de azeite
60 gr de manteiga (Uso manteiga de vaca)
10 gr de sal (aproximadamente uma colher de chá)
1 gema de ovo e uma colher de sopa de azeite para pincelar.

Pode escolher as carnes ou enchidos que quiser: linguiça, salpicão, presunto, toucinho, carne assada, qb

Preparação do folar salgado de carne e enchidos


Comece por cortar a carne e os enchidos a gosto, não convém que sejam muito finos. Dissolva o fermento numa pequena quantidade de água amornada (aproximadamente 50 ml).

Bata as gemas com o sal, o azeite, a manteiga derretida, o fermento dissolvido e por fim acrescente a farinha. Misture bem todos os ingredientes e bata energicamente até formar uma bola de massa elástica.Guarde a massa e deixe-a a repousar em local abrigado até ela duplicar de tamanho.

Divida a massa em três porções iguais e estenda cada uma delas com as mãos, se necessário molhe os dedos em azeite. Coloque a  primeira camada de massa no fundo da forma untada com azeite e disponha metade das carnes e dos enchidos sobre ela. Cubra as carnes com uma segunda camada de massa  e finalize com a ultima placa de massa. Coloque em local resguardado até o folar dobrar de tamanho.

Pincele a superfície com gema de ovo batida com um pouco de azeite e leve a assar em forno pré aquecido a 170º por aproximadamente 40 a 50 minutos. Caso o folar esteja a ganhar demasiada cor durante a cozedura, tape-o com uma folha de alumínio.

Veja também a receita de: Bolo folar doce da Páscoa

Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...