Sonhos de Natal


Receita dos sonhos de Natal

Os sonhos de Natal são a meu ver um dos melhores doces típicos de Natal da culinária Portuguesa. Apesar de serem tipicamente Portugueses, eles são originários da Alemanha e foram criados por um pasteleiro de origem Turca. São parecidos com as filhoses e ambos são deliciosos, porém os sonhos têm algo de especial, são leves, meio ocos por dentro, com uma casquinha tostadinha, tudo o que eu aprecio num bom doce de Natal.

E já agora se gostarem de filhoses, deixo duas receitas deliciosas, é só clicar mo link:

Ingredientes dos sonhos

250 ml  de água
200 gr de farinha sem fermento
100 gr de manteiga ou margarina
5 ovos grandes
1 casca de limão
1 pitada de sal

Receita dos sonhos de Natal simples e fofos 


Leve a água a ferver com a manteiga, a casca de limão e a pitada de sal. Quando a mistura atingir a fervura , retire a casca de limão, junte a farinha de uma só vez e envolva com o fogão no mínimo, até alcançar uma massa macia. Retire então do lume e deixe arrefecer um pouco.

Depois da massa arrefecida, vá acrescentando os ovos um a um, envolvendo-os completamente entre cada adição. Se a massa ficar muito dura acrescentes mais um ovo, com o tempo acabamos por lhe apanhar o ponto certo. A mim ensinaram-me a fazer a parte da água com a farinha como está descrita acima, depois os ovos são acrescentados até obter a consistência desejada.

Leve um tacho com óleo ao lume. Depois de bem quente, coloque colheradas de massa, com ajuda de duas colheres. Tenha a atenção de deixar espaço suficiente, porque a a massa de sonhos irá triplicar de tamanho. Vá virando-os até eles alourarem. Quando fritos, coloque os sonhos em papel absorvente de modo a retirar o excesso de óleo.

Sirva os sonhos de Natal polvilhados com açúcar e canela ou com uma calda de açúcar. Esta ultima é feita com 200 gr de açúcar, 100 ml de água e uma casca de limão. Levam-se todos os elementos ao lume até atingirem a fervura, desliga-se a chama e deixa-se arrefecer.
Espero que gostem desta receita e resta-me desejar um Natal maravilhoso, com muita paz e muitas alegrias e já agora bons sonhos 😏

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...