Pão de Deus

Pão de Deus com cobertura de coco


Pergunto-me porquê o nome pão de Deus para estes delicioso bolo, só encontro uma resposta, ele é divino. Um exemplar da doçaria Portuguesa que não deixa ninguém ficar indiferente e que marca presença em todas as festas populares de Portugal. A receita é bem simples e faz-se em casa com a maior das facilidades.

Ingredientes do pão de Deus

500 gr de farinha de trigo
150 gr de açúcar
3 ovos
100 gr de manteiga
25 gr de fermento de padeiro
100 ml de água
Raspa de limão qb

Cobertura de coco

3 gemas + uma para pincelar o bolo
100 gr de açúcar
100 gr de coco ralado
Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Preparação do pão de Deus


Faça uma cova no centro da  farinha. Despeje o fermento dissolvido na água, a manteiga derretida, o açúcar e a raspa do limão.
Envolva tudo muito bem e amasse até os ingredientes se apresentarem bem envolvidos e manifestarem alguma elasticidade.Polvilhe a massa com farinha, tape com um pano e deixe a levedar em ambiente quente até duplicar de volume.

Depois da massa alcançar o ponto, coloque-a sobre a mesa polvilhada de farinha, forme um bola e coloque-a sobre um tabuleiro forrado de papel vegetal. Com as mãos alastre a massa de modo a espalmar a bola.
Deixe repousar por uns trinta minutos. Pincele a superfície com a gema batida e cubra toda a superfície com cobertura de coco.

Leve a cozer em forno pré aquecido a 170º, por aproximadamente 35 a 40 minutos. Depois de frio, polvilhe o pão de Deus com açúcar confeiteiro.

Preparação da cobertura de coco


Leve a água a ferver com o açúcar, até o segundo se apresentar totalmente dissolvido. Junte o coco ralado e envolva. Retire do lume e acrescente as gemas batidas, mexa energicamente de modo a não as deixar talhar. Deixe arrefecer antes de a plicar no pão de Deus.

A receita que vos propus, resulta num bolo grande, dá perfeitamente para dividir a massa e fazer dois pães de Deus medianos.

Imprimir esta receita

Sem comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...