Regueifa simples de canela

Regueifa doce simples de canela

Quem já teve a oportunidade de provar aquelas regueifas simples que se vendem nas feiras, vai com certeza se encantar com esta receita. Eu pessoalmente adoro-as, estas especies de pão doce com uma massa leve e fofa com um ligeiro sabor a canela conquistam pela simplicidade e sabor.
Tantas vezes eu fui dar uma volta à Costa Nova na expetativa de trazer as deliciosas regueifas para casa, isto depois de comer uma bela tripa naquelas barraquinhas à beira da Ria 😉 Ir à região de Aveiro é mesmo assim! Por lá só há coisas boas 😂

Ingredientes da regueifa 

600 gr de farinha
150 gr de açúcar
3 ovos
150 ml de leite
2 colheres de sopa de manteiga
1 colher de chá de canela
1/2 colher de sopa de sal
15 gr de fermento de padeiro (fresco)

Preparação da regueifa doce simples de canela


Junte a farinha com o açúcar e a canela. Abra uma cova ao meio.
Nessa cavidade coloque todos os ingredientes líquidos, os ovos, o fermento e o sal dissolvidos no leite, duas colheres de sopa de manteiga derretida.
Comece por envolver bem todos os ingredientes para depois os amassar com empenho. Quanto mais bem amassada, mais fofa fica a regueifa. Se tiver uma máquina de pão, facilita bastante a tarefa.
Coloque a massa em local protegido até ela duplicar de volume.
Com as mãos molhadas em água, forme uma bola com a massa e coloque-a num tabuleiro revestido com papel vegetal. Com o cotovelo abra uma cavidade no meio e com ajuda das mãos molhadas alargue até formar uma argola larga.
Deixe novamente a levedar por mais meia hora.
Leve a regueifa ao forno aquecido a 180 º por 20 a 25 minutos. Ao aquecer o forno coloque um recipiente com água dentro, o vapor irá proporcionar uma massa mais fofinha e crosta fininha.

Esta é uma receita que faço muitas vezes cá por casa, porque leva bastante menos açúcar que o habitual e proporciona lanches deliciosos. Para facilitar salto o processo da formação da regueifa em forma de argola, faço tipo um cacete, dá menos trabalho e as caraterísticas estão todas lá.

Em algumas regiões de Portugal a regueifa também faz parte das receitas tradicionais de Páscoa, mas cá pela Bairrada ganha o folar doce. Veja a receita aqui: Bolo folar da Pascoa

6 comentários:

  1. Olá, visitando:

    Fiquei encantado com as doçuras que aqui são "oferecidas". Esta regueifa tem um aspecto de deixar uma pessoa a salivar. Simplesmente delicioso.
    Fiquei seguindo
    Voltarei assim que houver nova publicação

    Feliz fim-de-semana
    Cumprimentos poéticos.

    ResponderEliminar
  2. Vou tomar nota da receita!|

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  3. COMO FAÇO PRA SALVAR AS RECEITAS?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Receitas que não se podem copiar, também as ignoro!

      Eliminar
  4. O fermeto é fresco obra

    ResponderEliminar
  5. Simples e deliciosa. Parabéns.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...