Receita de Panetone tradicional

Receita de Panetone tradicional

A receita que vos deixo rende-me 1 panetone grande.
Cá em Portugal é difícil arranjar formas de panetone e como quem não têm cão caça com gato, lancei-me à procura de alternativas. Eis que encontrei ideias de fazer as próprias formas em casa com papel vegetal, porém elas não resistiram ao crescimento e rebentaram pela costura. Porém o acidente só prejudicou a vista, porque os panetones estavam fofos e deliciosos.

⇛ Tipo de receita  Receitas de Natal

Ingredientes do panetone

1º passo
250 gr de farinha de trigo
200 ml de água
15 gr de fermento fresco de padeiro
1 pitada de sal (aproximadamente 7 gr)

2º passo
250 gr de farinha
100 gr de manteiga ou margarina
100 gr de açúcar
Aproximadamente 50 ml de água
6 gemas
Raspa de laranja
1 colher de sobremesa de essência de baunilha

Guarnição do panetone
75 gr de fruta cristalizada
100 gr de passas
Sumo de 1 laranja
2 colheres de sopa de rum
1 noz de manteiga

Preparação do panetone


Comece por colocar as passa de molho no rum e no sumo de laranja, por aproximadamente 1 hora.

Prepare uma esponja, com os ingredientes do 1º passo. Ou seja faça a mistura da farinha com o fermento de padeiro, uma pitada de sal e a água, mexa e deixe a levedar.

Depois da massa duplicar de tamanho, acrescente os ingredientes do 2º passo. Junte as gemas à massa, a manteiga amolecida, o açúcar, a raspa da laranja, a essência de baunilha e a farinha. Amasse bem todos os ingredientes, o panetone deve ser muito bem amassado, quanto mais batido melhor ele fica. O 50 ml de água indicados no 2º passo, servem para dar o ponto, utilize-a apenas se necessário.

Depois da massa bem amassada, coloque-a numa bancada untada com óleo e espalme-a com as mãos. Depois de estendida coloque sobre ela as uvas de passa escorridas e a fruta cristalizada. Vá envolvendo todos os ingredientes, fechando as laterais sobre o centro. O processo é bem pegajoso, mas é mesmo assim.

Depois de todos os ingredientes bem envolvidos, peque na massa e coloque-a dentro da forma de papel. Deixe a descansar até a massa aumentar de volume. Faça então uma cruz com ajuda de uma faca afiada sobre o panetone e coloque uma noz de manteiga no centro.

Leve ao forno pré aquecido a 170º, até que se apresente dourado, aproximadamente 50 minutos.

Dicas finais

➢ Nesta receita usei raspa de laranja e a essência de baunilha em substituição à essência de panetone. Se preferir ou se encontrar a essência de panetone, use uma colher de sobremesa.
➢ Se não gostar de fruta cristalizada, troque-a por frutos secos a gosto.
➢ Como eu referi acima, as formas de panetone são difíceis de encontrar em Portugal, atualmente eu facilito o processo e faço os meus panetones no mesmo sistema do bolo de Ovar, ou seja revisto uma forma com papel vegetal. (Receita do pão de ló de Ovar)
➢ E por ultimo, nesta receita apenas foram usadas as gemas, então eu sugiro que façam um molotof com as claras: (Receita do molotof), aqui encontrarão dicas e truque para não falharem.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...