Bacalhau com natas

Receita de bacalhau com natas

Existem inúmeras maneiras de fazer o bacalhau com natas, contudo todas seguem a mesma base. Eu já experimentei de vários jeitos e esta é com certeza a minha receita de eleição. Uma coisa é certa, o bacalhau com natas é uma das formas mais adoradas pelos portugueses de servir este peixe e não é para menos, este prato é realmente delicioso.

Ingredientes do bacalhau com natas

500 gr de bacalhau demolhado
100 ml de azeite
2 cebolas cortadas às rodelas
2 dentes de alho esmagados
750 gr de batata
40 gr de manteiga
2 colheres de sopa de farinha
200 ml de natas
250 ml de leite
Noz moscada qb
Sal e pimenta qb

Preparação do bacalhau com natas


Coza o bacalhau em água, deixe arrefecer, desfaça-o em lascas e limpe-o de peles e espinhas. Reserve a água de cozer o bacalhau.

Frite as batatas em óleo, depois de fritas e bem escorridas, salpique-as com sal fino e reserve-as.

Leve um tacho ao lume com a manteiga e as duas colheres de sopa de farinha e mexa muito bem. Vá acrescentando gradualmente o leite e as natas, por fim rectifique com a água de cozer o bacalhau até obter a consistência desejada (Aproximadamente 200 ml). Quando o preparado atingir a fervura tempere de sal pimenta, noz moscada, mexa bem e retire do calor.

Leve uma frigideira ao lume com o azeite, a cebola às rodelas e os alhos picados. Deixe refogar até começar a alourar e junte o bacalhau limpo, mexa e deixe refogar um pouco.
Junte as batatas fritas e envolva-as bem. Por ultimo junte aproximadamente 1/3 do molho de natas, misture bem e retire do lume.

Coloque o preparado de bacalhau com natas num tabuleiro untado de azeite.
Regue com o restante molho de natas, polvilhe com queijo ralado e leve a gratinar em forno aquecido a 200º por uma média de 20 a 25 minutos.

Se preferir uma versão mais ligth, sugiro que veja a nossa receita de: bacalhau com natas e couve

Imprimir esta receita

2 comentários:

  1. Ando com desconsolo de comer bacalhau com natas! Mas como por enquanto a dieta não permite, fiz uma espécie de e usei para rechear uma abóbora! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Hmmmmmmmmmmmmmmmm adoro isso!Ótima tua receita, deu vontade!! bjs, chica

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...