Como fazer iogurte grego caseiro

Como fazer iogurte grego caseiro

O iogurte grego está cada vez mais difundido e passou  a ser escolha de uma grande parte dos consumidores.
Fazer o iogurte grego é muito fácil, fica três vezes mais barato que o de compra e deixa a segurança de se saber o que se come. Dois litros de leite rendem aproximadamente 8 iogurtes gregos, se optar pelo iogurte normal rende o dobro.
Cá por casa iniciamos os nossos iogurtes gregos com esta receita, mas actualmente comprámos um iogurteira que facilita aínda mais o processo.
Sugiro que veja: Os benefícios do iogurte para a saúde


Como preparar o iogurte grego caseiro


Necessita de: 1 iogurte natural e 2 litros de leite

  1. Leve o leite ao lume a aquecer até alcançar a temperatura de 40º, saberá que está no ponto ao colocar o dedo e o conseguir manter por 10 segundos sem se queimar. 
  2. Misture o iogurte natural e envolva bem.
  3. Coloque num recipiente tapado e meta no forno morno e desligado. Para facilitar o processo envolva com um tecido quente. Mantenha assim por umas 10 a 12 horas, até o preparado apresentar o aspecto enqueijado pretendido. Este tempo varia conforme as condições ambientais. 
  4. Passado o tempo retire do forno e verta o preparado por cima de uma tigela com um escorredor revestido com um pano de cozinha limpo, este processo irá separar o soro de leite. 
  5. Leve ao frigorífico por umas 4 a 6  horas, quanto mais tempo o iogurte drenar, maior cremosidade terá o seu iogurte grego.
  6. Retire o iogurte da drenagem, rape-o do pano e distribua o preparado por pequenas taças ou apenas numa grande familiar.
  7. Guarde uma pequena porção para uso posterior na elaboração de uma nova dose de iogurte grego caseiro.

Dicas

Se preferir optar por iogurte normal, apenas necessita de saltar o processo da drenagem do soro. Dá menos trabalho e ainda rende mais.

Caso o seu leite não seja ultrapasteurizado (UHT), ferva-o primeiro e deixe-o arrefecer até aos 40º, antes de iniciar a fase 2.

Enriqueça o iogurte grego com doce de fruta natural. Leve ao lume 200 gramas de um fruto limpo , à escolha e picado grosseiramente, com 100 gramas de açúcar, ferva por apenas 10 minutos. Deixe esfriar e coloque no fundo de um frasco. Distribua o iogurte grego por cima e guarde normalmente no frigorífico.

O iogurte natural só é necessário na primeira vês, depois poderá guardar uma pequena porção do seu iogurte grego caseiro para nova elaboração, à razão de 2 colheres de sopa por litro de leite.

Guarde o soro do iogurte grego, poderá inclui-lo nas suas receitas e usufruir das vantagens deste liquido com um valor nutricional tão interessante. Apesar de ser constituído essencialmente por água o soro do leite também contém proteínas, cálcio e potássio.

3 comentários:

  1. Excelente receita!

    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. havia ai uns tempos que fazia mas depois deixei de fazer, mas são muito saborosos.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  3. Acha que dá para usar coalho em vez de deixar todo esse tempo no "quentinho"?

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...