Bacalhau espiritual

Receita de bacalhau espiritual

Bacalhau espiritual, uma receita interessante que me faz lembrar um pouco o sabor do bacalhau com natas. Não sei se os conhecedores do prato concordam comigo, mas a meu ver assim é. Ganha pontos por ser mais saudável, não leva batata frita nem a gordura das natas, quanto a mim é uma melhor opção. Contudo não fiquem tristes os apreciadores do bacalhau com natas, há dias para tudo, sugiro-vos o bacalhau com natas rápido, que também têm uma versão menos calórica.

Ingredientes do bacalhau espiritual

500 gr de bacalhau
400 gr de pão
250 ml de leite
100 gr de farinha
300 gr de cenoura
1 cebola média
Sal e pimenta qb
400 gr de pão
Azeite qb
100 gramas de queijo ralado

Preparação do bacalhau espiritual


Coza o bacalhau em água suficiente, de modo a cobri-lo. Depois de cozido reserve a água da cozedura e limpe-o de peles e espinhas.
Demolhe o pão no leite.
Entretanto leve um tacho ao fogo com uma beirada de azeite. Vá juntando a farinha e misture bem. Acrescente a água reservada da cozedura gradualmente, até obter uma massa cremosa. Mantenha a ferver por uns instante, sem parar de mexer e retire do lume.
Noutro tacho leve a cebola picada e o alho a refogar em azeite, até alourarem ligeiramente. Então junte a cenoura ralada e deixe cozinhar por uns minutos.
Por fim acrescente o bacalhau desfeito em lascas e o pão demolhado. Deixe apurar em lume brando, sempre com o cuidado de mexer.
Finalize incorporando 2/3 do molho tipo "bechamel", feito anteriormente e envolva.
Distribua a mistura do bacalhau  espiritual num refractário, polvilhe com queijo ralado e coloque no forno a gratinar, (Se preferir troque o queijo ralado por pão ralado).


Dicas

A quantidade de pão equivale a uns três pães individuais grandinhos. Há quem só utilize apenas o miolo, a meu ver não faz sentido. Eu utilizo o pão inteiro e quando há pão duro em casa aproveito-o sempre nesta receita espiritual e noutras como o bacalhau com couve e pão picado, entre outros.

Imprimir esta receita

5 comentários:

  1. Hoje por acaso o almoço é bacalhau de natas, mas também gosto muito desse! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Muito apetitoso, e mais saudável do que com batatas fritas e afins, mesmo o que eu procurava!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo16.3.17

    e que tal batatas....ou a sua receita e so com bacalhau?

    ResponderEliminar
  4. Esta receita é muito parecida com a verdadeira.Foi o bacalhau do meu casamento na Cozinha Velha há 51 anos.A unica diferença é que ponho quantidades iguais de bacalhau,cenouras e cebolas.O molho branco feito com metade leite e metade água do bacalhau,mistura metade no preparado e a outra metade espalho por cima numa camada.Depois vai ao forno polvilhado de pão ralado.Nunca com queijo.Tira-lhe o sabor a bacalhau e à cenoura.Queijo não pertence.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo1.12.22

      A verdadeira receita também faço assim

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...