Bolo folar da Pascoa


O folar da Pascoa, um bolo tradicional que não pode faltar nesta época festiva.
No passado, dentro da tradição, dava-se um bolo da Pascoa ao afilhados, acompanhado de um pacote de amêndoas. Agora esta prática caiu em desuso, mas o bolo continua em alta.
Cá por casa este bolo faz-se em qualquer época desde que haja ovos e vontade. O hábito é fazer uma boa fornada e congela-los para ir tirando conforme a vontade.
Deixo-vos aqui a receita caseira da zona da Bairrada, que me foi passada pela minha mãe e que feita dentro das recomendações não tem como falhar.

Ingredientes:

1 Kg de farinha
300 gr de açúcar
50 gr de fermento de padeiro
7 ovos
1 dedal de aguardente
50 gr de manteiga de vaca
Raspa de limão qb ( Eu uso meio limão por Kg fe farinha)
Água suficiente para desfazer o fermento
Sal qb ( Eu apanho o sal com a ponta dos dedos para cada Kg de farinha)
Azeite qb
1 gema
Folhas de couve galega grandes

Preparação do folar da Pascoa


Comece por desfazer o fermento numa pequena quantidade de água morna e aproveite para também aí diluir o sal na fase final.
Coloque a farinha de trigo numa bacia. Faça uma cova no centro e coloque ai os ovos, o açúcar, o fermente e o sal diluídos na água e a manteiga derretida.
Envolva muito bem todos os ingredientes, bata e sove bem a massa. Esta é uma etapa muito importante para o sucesso dos bolos.
Deixe levedar em ambiente quente até a massa triplicar de volume. O tempo de fermentação é relativo à temperatura do ambiente, eu nunca consegui fazê-lo em menos de 3 horas.
Forme umas bolas e deposite-as numa superfície polvilhada.
Pincele a superfície com azeite e dobre uma parte sobre a outra. Coloque por cima de uma folha de couve e leve imediatamente ao forno pré aquecido.

Dicas

Poderá utilizar margarina no lugar da manteiga de vaca, conheço muita gente que o faz. Porem eu não abdico da manteiga, dá um gosto especial.

Para quem não têm folha de couve poderá polvilhar a superfície do tabuleiro com farinha. Mas a graça das nervuras da couve é única.

Os 7 ovos são a base da receita, mas conforme o tamanho do ovo ou a textura da massa poderá ter a necessidade de acrescentar mais. À quem roube nos ovos e substitua por mais um pouquinho de água, eu prefiro manter o original.

Truque para levedar a massa do bolo folar mais rápido


Eu embrulho a taça da massa num pano e cubro com um cobertor, depois coloco no carro ao sol. É infalível leva menos de metade do tempo, claro que a ajuda do sol é imprescindível, se for um dia cinzento não dá. Este truque também o aplico no pão como eu já referi na receita de pão de forma rápido.

E na vossa terra, como é o bolo folar da pascoa?
Sem comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...