Bolo mousse de chocolate (Grand gateau)

Bolo mousse de chocolate - Grand gateau

Um dos bolos preferidos cá de casa. É um bolo de chocolate com textura de mousse no interior. Uma autentica perdição! Uma versão XXL do petit gateau, que à semelhança deste parente fica lindamente acompanhado de uma bola de gelado.

Ingredientes do bolo mousse de chocolate

150 de manteiga
150 gramas de açúcar + 1 colher de sopa de açúcar
200 gramas de chocolate de culinária
6 ovos
1 colher de sopa de açúcar
50 gramas de farinha

Preparação do  bolo mousse de chocolate (Grand gateau)


Parta a tablete de chocolate de culinária em pedaços, derreta-os em banho maria ou no micro-ondas juntamente com a manteiga.

Separe as claras das gemas. Bata as claras em castelo firme e na parte final desta operação junte a colher de sopa de açúcar. Isto vai permitir que o merengue fique mais firme e brilhante. Reserve.

Noutra taça bata as gemas com as 150 gramas de açúcar. Depois de bem batidas, junte o chocolate derretido na manteiga e envolva bem. Após esta etapa concluída, junte a farinha e misture. Por fim envolva delicadamente as claras batidas em castelo, de modo a conseguir uma mistura homogenia e ao mesmo tempo espumosa.

Verta a massa numa forma redonda de aro amovível, untada de manteiga e forrada com papel vegetal.
Leve ao forno aquecido a 170º por 15 a 25 minutos, dependendo da consistência desejada. Eu gosto de ficar pelo meio termo, 20 minutos, fica no ponto que eu gosto.
Depois de frio polvilhe com açúcar em pó (opcional).

E agora se tiverem um gelado de natas ou de baunilha em casa, não hesitem em experimenta-lo por cima da vossa fatia de bolo cremoso de chocolate, fica divinal.

Sugestão: Se preferirem uma versão mais ligth proponho-vos que experimentem esta receita: Bolo mousse de chocolate sem açúcar. Uma versão igualmente surpreendente.

1 comentário:

  1. Que legal a ideia de fazer GRANDE...Na certa todos gostam e podem repetir...ótima receita! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...