Bacalhau no forno com cebolada (sem fritura)

Bacalhau no forno com cebolada - sem fritura

Este bacalhau de forno é o tipo de receita que me cativa. É um prato de excelente sabor, é fácil, pouco trabalhoso e com certeza à altura das ocasiões especiais. Além disso o facto de não se efetuar nenhum tipo de fritura torna-o mais saudável comparativamente a outras receitas de bacalhau

Ingredientes do bacalhau no forno com cebolada

3 postas de bacalhau
1 kg de batatas (aproximadamente)
2 cebolas médias 
1 pimento vermelho
4 dentes de alho
1 beirada de azeite
1 colher de sopa de banha de porco (não muito avantajada)
Sal e pimenta a gosto
1 malagueta (opcional)

Preparação do bacalhau no forno com cebolada e sem fritura


Leve um frigideira ao lume com uma beirada de azeite e as cebolas cortadas em rodelas. Quando a cebola começar a ficar transparente junte o pimento cortado em tiras. Tempere de sal e pimenta a gosto. Deixe apurar até o pimento murchar. 

Espalme os dentes de alho com uma faca, sobre uma superfície dura. Faça-o mantendo a casca. Depois coloque-os inteiros no fundo de um tabuleiro untado de azeite. Corte a malagueta, retire as sementes, pique-a e distribua no fundo do tabuleiro.

Descasque as batatas e corte-as em rodelas grossas. Dê-lhes uma fervura rápida em água temperada de sal. A ideia é ficarem duras e meio encruadas, porque vão ser finalizadas no forno. 
Depois de ferventadas, escorra-as e deposite-as no tabuleiro. 
Regue-as com um fio de azeite e espalhe por cima a colher de banha dividida em pequenos montículos. Se necessário retifique o sal e tempere com pimenta.
Envolva bem as batatas com os temperos e leve ao forno aquecido a 200º até as batas começarem a exibir pontos tostados. Nesta etapa retire o tabuleiro do forno, mexa delicadamente as batatas.
À parte, passe as postas de bacalhau por farinha e depois disponha-as por cima das batatas. Reque-as com um fio fino de azeite e leve o assado novamente ao forno até o bacalhau e as batatas se apresentarem ligeiramente tostados. 
Posto isto, sobreponha a cebolada com pimento por cima das postas de bacalhau e leve ao forno por apenas 10 minutos. O objetivo não é testar a cebolada, pretende-se apenas apurar os paladares.

Notas: as postas de bacalhau devem ser previamente demolhas e descongelas, de forma a não interferirem com os tempos de cozedura.
O pimento pode variar, se não tiverem vermelho pode ser amarelo ou verde, apesar deste ultimo ser um pouco menos doce e esteticamente é menos apelativo.

1 comentário:

  1. Um prato de bacalhau é sempre irresitível.
    E está com ótimo aspecto
    Beijinho

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...