Curd de maracujá

Curd de maracujá com limão
Só há pouco tempo comecei a fazer este delicioso creme aveludado de maracujá e não vou parar. É delicioso, fácil de preparar e muito versátil. Pode ser usado como topping em gelados, é um excelente recheio ou cobertura de bolos ou outro tipo de doçaria. Mas também há quem coma o curd á colherada.
Como sempre tive facilidade em conseguir limões, meu hábito estava mais orientado para o curd de limão, (Receita de curd de limão) que eu também adoro, mas como atualmente não faltam maracujás cá por casa parti para o curd de maracujá. Tenho três pés que produzem muito bem, maioritariamente são consumidos em fresco, mas também faço bebidas e doçarias diversas. E imaginem, até dão para congelar, depois quando são descongelados ao natural, quase nem dá para diferenciar dos frescos.
 
Ingredientes do curd de maracujá

300 gramas de polpa de maracujá
150 gramas de açúcar
6 gemas
Sumo de 1 limão
75 gramas de manteiga bem fria

Preparação do curd de maracujá


Se preferirem um creme sem sementes, peneire a polpa antes de começar a preparação e siga a receita conforme indicada. Eu deixo-as ficar porque não me incomodam e adoro o charme das pintas pretas.

Misture as gemas com o açúcar. Mexa muito bem, acrescente a polpa de maracujá e o sumo de limão. Bata novamente muito bem, transfira a mistura para um tacho e leve ao lume.
Mantenha o creme em chama baixa, sempre mexendo até o creme começar a ferver, leva aproximadamente 6  a 8 minutos (o tempo varia conforme o calor do fogão). 
Quando começar a engrossar e assim que comece a ferver, acrescente a manteiga cortada em cubos aos poucos e sempre mexendo. 
Retire o tacho do lume e verta o creme curd dentro de frascos. Deixe arrefecer e guarde no frigorifico.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...