Salada quente de tentáculos de pota com grão

Salada quente de tentáculos de pota com grão de bico e pimentos

Dizem que os tentáculos de pota são o polvo dos pobres, eu apenas digo que não os dispenso na minha cozinha. São práticos de cozinhar, têm uma textura maravilhosa, sabor equilibrado sem ser demasiadamente pronunciado e fazem pratos deliciosos. Abaixo deixo uma das minhas maneiras preferidas de os confecionar. Eu chamo-a de salada quente, mas é discutível. Uma receita simples e sobretudo saudável, com um toque tradicional. Adoro!

Ingredientes da salada de tentáculos de pota

1 kg de tentáculos de pota 
500 g de grão de bico cozido
2 cebolas médias
2 pimentos vermelhos ou amarelos 

Preparação da salada quente de tentáculos de pota com grão de bico


Comece por assar os pimentos e a cebola no forno. Faço-o sobre a grelha do forno e asso os pimentos inteiros até ficarem com partes de pele marron. Depois de assados removo a pele queimada, retiro as sementes e corto-os em pedaços a gosto. A cebola asso-a com pele e depois de ela amolecer, retiro-a, removo a pele, corto-a em quartos e de seguida desfaço-os ligeiramente.
Coza os tentáculos de pota conforme o habitual. Eu cozo apenas em água sem sal, eles são naturalmente ligeiramente salgados (vai do gosto de cada qual). Posteriormente vou testando o ponto de cozedura com um garfo, quando vejo que os tentáculos já não estão duros retiro-os, deixo-os arrefecer ligeiramente e corto-os em cubos.
Depois dos ingredientes de base prontos, juntam-se todos numa taça. Portanto vamos envolver os tentáculos de pota com os pedaços de pimento e as laminas de cebola assada.
No fim rega-se esta "salada quente" com um bom azeite extra virgem e serve-se.
Muito simples, mas extremamente reconfortante.

Sugiro que vejam também a receita de: Pota na frigideira com pimento. Outra maneira deliciosa de preparar os tentáculos. Os ingredientes de base são semelhantes, mas a maneira de preparação é bem diferente.

Nota: Na receita eu sugiro o pimento vermelho, mas poder ser outro a gosto. Eu prefiro pimentos vermelhos ou amarelos porque são bem mais doces que os verdes. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...