Pão de ló cremoso de chocolate

Bolo Pão de ló cremoso de chocolate

Um pão de ló guloso, com sabor intenso a chocolate, fofo por fora e húmido por dentro. Não há como resistir, é um sucesso! Ao espetar a colher vai encontrar aquele creme molhadinho envolto por uma massa muito fofa. No fundo é um pão de ló ao estilo de ovar, mas na versão de chocolate, juntando assim o melhor de dois mundos.

Ingredientes do pão de lo de chocolate cremoso

10 gemas
4 ovos inteiros
200 gramas de açúcar
60 gr de farinha com fermento
80 gr de cacau em pó

Preparação do pão de ló de chocolate cremoso e fofo


O primeiro passo passa por bater as gemas, os ovos inteiros e o açúcar até triplicarem de volume e apresentarem um aspeto fofo e esbranquiçado. O processo demora aproximadamente 1o minutos, dependendo da eficiência da batedeira.

A seguir envolva a farinha e o chocolate peneirados delicadamente. Este processo é importante para evitar que passem grumos e ao mesmo tempo proporciona uma massa mais fofa e leve.
Verta a massa numa forma redonda sem buraco revestida de papel vegetal (O tamanho ideal da forma para a realização deste bolo deverá rondar os 23-25 cm.)

Leve ao forno por aproximadamente 20 minutos. O tempo de forno varia conforme o forno e o gosto de cada qual, há quem goste dele muito cremoso e há quem goste dele um pouco mais seco, apenas com uma camadinha húmida. O ideal é começar a controlar o pão de lo passado 15 minutos, pretende-se que ao espetar o palito na borda ele saia seco e ao espetar no meio sai húmido, com massa de chocolate incrustada. Não podemos cair na tentação de dar mais 2 ou três minutos, porque o nosso bolo pode ficar muito seco. Afinal a graça deste pão de lo é que ele fique com aquele delicioso creme no interior. Se passar do ponto, não desanime, não fica tão bom, mas é igualmente delicioso, porque a massa é realmente gostosa.

Como já devem ter percebido sobram 10 claras nesta receita, deixo-vos uma sugestão simples e deliciosa: Doce delírio de claras.

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...