Bolo de café e chocolate

Bolo de café e chocolate fofinho

Não sei se é psicológico mas os dias cinzentos puxam-me sempre para o chocolate, na falta do sol o corpo pede animo noutras fontes e o meu puxa para o lado da gula. E este bolo de café e chocolate é bem guloso, têm tudo de bom, tudo o que as minhas papilas gustativas me pedem 😄 É incrivelmente macio, fofinho e escuro, o café realça a cor e o sabor do chocolate, resultando num equilíbrio perfeito. Para melhorar, este bolo é bem simples de preparar, nem precisa de bater as claras em castelo. 

Ingredientes do bolo de café e chocolate

3 ovos inteiros
300 gramas de açúcar
1 chávena de óleo
1 chávena de água quente
6 colheres de sopa rasas de café em pó
450 gramas de farinha com fermento peneirada
50 gramas de chocolate em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio

Como fazer o bolo de café e chocolate


➢ Aqueça a água até atingir a fervura, desligue  e dissolva o café em pó solúvel. O café pode ser qualquer um, eu uso aquele que tomo todas as manhãs, uma simples mistura de chicória e café.
➢ Bata os ovos com o açúcar até alcançar um creme de aspeto fofo.
➢ Sem parar de bater, acrescente o óleo e a água fervente com o café misturado.
➢ Incorpore o chocolate em pó. Pode trocar por outros tipos de preparados à base de cacau, como os achocolatados,  mas terá de ter em conta que eles geralmente são mais doces.
➢ Adicione a farinha peneirada envolvida com o bicarbonato de sódio.
➢ Verta a massa numa forma untada de manteiga e polvilhada de chocolate.
➢ Leve ao forno aquecido a 170º por aproximadamente 40 minutos.
➢ Decore a gosto. Eu polvilhei com açúcar em pó.

Espero que gostem tanto deste bolo quanto nós, cá por casa já não lhe resistimos. Principalmente se for acompanhado de um gelado de baunilha ou de natas, aí o pecado é total 😏 

18 comentários:

  1. Seria um engano o acréscimo de fermento para além da farinha com fermento e, além disso vai o bicarbonato? A meu ver seria muito levedante. O bolo me despertou o desejo, deve ficar muito gostoso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jucesane! Ratificação: O bolo leva a farinha com fermento incluído e o bicarbonato de sódio. Obrigada e uma boa semana.

      Eliminar
  2. O café em pó pode ser do soluvel? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim com certeza, o café solúvel em pó serve perfeitamente.

      Eliminar
    2. Anónimo5.9.22

      Quando eu não tenho café solúvel faço com café passado ou coado e fica muito bom também.

      Eliminar
  3. Pode ser feita com farinha sem fermento? E qual seria a quantidade de fermento químico?

    ResponderEliminar
  4. Para que serve o bicabornato no bolo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo24.2.21

      ajuda os bolos a crescer

      Eliminar
    2. Mas deixa mau sabor no bolo, eu substituo sempre por fermento, neste caso a farinha já tem fermento, no entanto eu coloco mais esta colher de chá para substituir o bicarbonato.

      Eliminar
    3. Anónimo5.9.22

      Pra mim i bicarbonato é só pra ficar mais escuro.

      Eliminar
  5. Já fiz e é delicioso vou fazer novamente

    ResponderEliminar
  6. É delicioso já fiz duas vezes

    ResponderEliminar
  7. Anónimo8.6.22

    Deve ser uma delícia vou fazer obrigado

    ResponderEliminar
  8. Anónimo5.9.22

    Qual a medida da chávena

    ResponderEliminar
  9. Anónimo6.9.22

    Vou fazer.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo25.2.23

    Qual a medida da chavena? porque é importante, obrigada

    ResponderEliminar
  11. Anónimo2.4.23

    Qual é medida da chavena

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...