Pão de ló de Margaride

Receita do pão de ló de Margaride

Dizem que o pão de lo de Margaride é o melhor e mais fofo pão de ló seco de Portugal e realmente é delicioso! Um bolo que já foi candidato às 7 Maravilhas da Gastronomia, na categoria de doces, merece os melhores elogios.
Dizem que a receita original está trancada a sete chaves, mas segundo algumas pesquisas há uma receita que circula entre os habitantes de felgueiras, esta receita que vai a seguir.

Ingredientes do Pão de Ló de Margaride

12 gemas
3 ovos inteiros L
225 gr de açúcar
1 pitada de sal 
100 gr farinha fina ou extra fina (tipo 55 sem fermento)
Papel Almaço ou papel vegetal

Preparação do Pão de Ló de Margaride


Comece por forrar uma forma grande de buraco com papel de almaço, na falta deste pode usar papel vegetal. As folhas devem ser sobrepostas umas sobre as outras, de modo a não deixar espaços livres que permitam a massa escapar.

Bata as gemas com os ovos inteiros, a pitada de sal e o açúcar numa batedeira, em velocidade média por aproximadamente 15 minutos. Passado esse tempo aumente a velocidade ao máxima e continue batendo por mais 5 minutos. A massa vai aumentar bastante o volume e ficar com aspeto esbranquiçado.

Depois acrescente a farinha peneirada e misture-a delicadamente na massa até ficar completamente envolvida.

Verta a massa dentro da forma revestida com o papel e coloque uma tampa. Leve ao forno pré aquecido (no meu forno eu aqueço a 190º)  e o bolo coze em aproximadamente 45 minutos. Faça o teste do palito para confirmar que está cozido. Depois retire do forno, remova a tampa e deixe arrefecer antes de desenformar.

Sirva e mantenha o Pão de Ló de Margaride dentro do papel. E já agora, sabiam que este bolo não se corta á faca? Parte-se á mão.

Notas importantes

Tradicionalmente o Pão de Ló de Margaride é feito num forno a lenha e numa forma de barro, mas quem não possui, usa o que têm. Eu faço-o em forno elétrico, numa forma de alumínio e ele sai-me maravilhosamente. A forma deve ser grande, de modo a permitir que o bolo cresça sem transbordar. Outro ponto importante é conseguir uma tampa que se adapte bem á forma, para o efeito eu improviso, coloco uma forma de piza por cima e fica ótimo.

É preciso ter em conta que dependendo do material utilizado os tempos vão variar. Uma forma de barro de barro leva entre 1 hora a 1 hora e 15 a cozer o bolo, já numa forma de alumínio o tempo encurta para 45 a 50 minutos.

5 comentários:

  1. Feliz Páscoa! Que seja cheia de bênçãos, de fé e alegria!

    beijos, chica

    ResponderEliminar
  2. Anónimo1.5.22

    Obrigada pela partilha

    ResponderEliminar
  3. Ana Adriano2.5.22

    A forma é untada com manteiga?

    ResponderEliminar
  4. Anónimo31.10.22

    Deve ser bom, obrigada pela partilha da receita

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...