Frango na Pucara

Receita de frango na pucara

A receita de frango na púcara é extremamente fácil de fazer e não dá trabalho nenhum. Basicamente este prato resume-se em distribuir os ingredientes por camadas e levá-los ao forno, mais simples, impossível.
O frango na púcara é um prato típico que faz parte da gastronomia de Alcobaça, tal como o nome sugere esta receita é preparada numa púcara, uma espécie de panela de barro com tampa. Algumas variações também levam tomate, chouriço, cenoura e outros ingredientes.
O ideal é ter uma púcara para executar este frango, mas já diz o velho ditado "Quem não têm cão caça com gato", na ausência faz-se com o que se têm. Eu uso uma assadeira refractária com tampa e o meu frango fica maravilhoso.

Ingredientes do frango na púcara

1 frango
8 cebolinhas pequenas
200 gr de bacon cortado em quadradinhos
1 copo de vinho branco
1 cálice de vinho do porto
1 cálice de aguardente
1 colher de sopa de mostarda
1 pitada de pimenta preta
2 colheres de sopa de margarina
1 folha de louro
1 raminho de tomilho

Preparação do frango na púcara


Comece por temperar os pedaços de frango com sal, pimenta e o vinho branco.
Coloque o frango dentro de uma assadeira, juntamente com a cebola, o bacon, a mostarda, os alhos picados, a folha de louro e o raminho de tomilho.
Regue com o cálice de vinho do porto, o cálice de aguardente e o vinho branco.
Distribua a margarina por cima sob a forma de nozes.

Leve ao forno aquecido a 200º e quando o frango se apresentar lourinho, vire-o. Quando ele tostar de amos os lados, tape a pucara e deixe acabar de cozinhar até o frango se apresente macio.

Habituamente serve-se o frango da pucara com um arroz branco e umas batatas fritas, eu fiquei-me por umas batatas cozidas regadas generosamente com o molho do assado, a combinação fica deliciosa.

Um frango bem preparado resulta  num óptimo banquete, assim o comprova este frango na pucara, mas há outras receitas que fazem as honras de um bom prato. Em prova disso sugiro que vejam também o frango à paneleiro, o nome é polémico, mas o sabor é sublime.

Imprimir esta receita

1 comentário:

  1. Oi Marli
    O nome mexeu com meus neurônios porque não conhecia esta palavra
    Mas lendo a receita percebi que pode preparar esta delícia em outro recipiente
    Menina fique com água boca só de olhar
    Uma feliz semana pra você
    Beijos

    ResponderEliminar