Como fazer azeitonas caseiras

Curtir e temperar azeitonas caseiras
Azeitonas caseiras, quem não gosta?
Uma tentação que, comida com regra trás benefícios à saúde. Sugiro que leia: Azeitonas fazem bem ou mal à saúde?
Cá por casa nunca faltam, quando as minhas oliveiras não produzem, vou à feira e compro-as ao natural, porque este sabor caseiro é incomparável.
A apanha de azeitona dá-se em média de Outubro a Novembro e deverá escolher apenas as azeitonas sadias.

Ingredientes necessários

Azeitonas
Água mineral
Sal grosso
Folhas de laranjeira ou limoeiro
Alho
Alecrim
Louro
Orégãos
Folhas de murta

Como curtir e temperar as azeitonas caseiras


Lave as azeitonas e retire as danificadas.
Disponha-as numa garrafa de gargalo grande ou garrafão, com sal e cobertas de água. (Eu coloco 4 colheres de sopa de sal grosso, por garrafa de litro e meio, depois acrescento a água até cobrir as azeitonas).

O preparado vai soltar um gaz, para a garrafa não rebentar não se deve apertar a rolha.
Apos 45 a 60 dias já poderá começar a consumi-las. Tempere somente as que vai consumir, retire a capa que se formou à superfície juntamente com alguma azeitona estragada, escorra a água salgada e troque-a por água mineral, troque a água uma vez ao dia, até as azeitonas ficarem no ponto de sal pretendido, dependendo do gosto por norma são dois dias.

Depois escorra-as e temperam-se com os alhos, as folhas de laranjeira e de louro, com os orégãos, as folhas de murta e o alecrim.
Mexa o preparado várias vezes e mantenha-as assim por um dia.
Por fim acrescente água mineral e guarde no frigorífico.

Dicas

Prepare as porções à medida do consumo, até lá deixe-as na água com sal. Eu gosto de usar garrafas de litro e meio, pelo facto de preparar as azeitonas à medida do consumo, preparo uma garrafa de cada vez. As outras enquanto estiverem na água salgada não se estragam, duram mais de um ano.

Por volta do natal já se começam a comer, contudo se quiser em menos tempo, poderá fazer algumas à parte com um pequeno golpe de faca bem afiada. Eu faço sepre uma garrafa à parte e em menos de três semanas já começo a saborear as minhas azeitonas.

O mais comum é emulsionar as azeitonas em baldes, eu prefiro vasilhames de gargalo estreito, porque este permitir reduzir a superfície de  contacto com o ar.

Imprimir esta receita

7 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...