Rojões à portuguesa

Receita de Rojões à portuguesa

Os dias mais frio chegaram e com eles a vontade de comer pratos mais consistentes, assim como estes rojões à portuguesa. A parte da carne usada pode ser de qualquer parte, pode ser lombo, perna ou pá, o importante é que contenha alguma gordura, porque é ela que vai dar consistência ao molho.

Ingredientes dos rojões à portuguesa

1 Kg de rojões
Meia chávena de vinho branco
6 dentes de alho com casca
1 colher de sopa de pimentão doce ou paprica
1/2 colher de chá de pimenta preto moída
1 folha de louro
Um pitada de sal
4 colheres de sopa de banha de porco

Preparação dos rojões temperados à Portuguesa


Comece por fazer uma marinada, coloque a carne numa taça tempere-a com o alho inteiro esmurrado com a pele, a pimenta, o sal, a folha de louro, o pimentão doce e o vinho branco. Deixe a marinar por duas horas

Leve um tacho ao lume com a banha, depois de ela derreter adicione a carne escorrida, mas reserve o que sobra da marinada, vamos usá-la no termino da receita. Na fase inicial, mantenha os rojões em lume alto, cerca de 10 minutos, a intenção é selar a carne, depois reduza o calor. Durante este processo mexa a carne repetidamente, de modo a não a deixar pegar à panela.

Quando os rojões se apresentarem meio dourados acrescente a marinada, retifique os temperos caso seja necessário. Mexa e deixe a cozinhar por uns 30 minutos, até o molho apurar e carne se apresentar macia.

Sirva com o que mais gostar, com arroz, batatas cozidas ou fritas. Pessoalmente gosto deles com batatas cozidas com grelos de nabo.

Receitas de rojões com menos gordura


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...