Como fazer iogurte grego caseiro

Como fazer iogurte grego caseiro

O iogurte grego está cada vez mais difundido e passou  a ser escolha de uma grande parte dos consumidores.
Fazer o iogurte grego é muito fácil, fica três vezes mais barato que o de compra e deixa a segurança de se saber o que se come. Dois litros de leite rendem aproximadamente 8 iogurtes gregos, se optar pelo iogurte normal rende o dobro.
Cá por casa iniciamos os nossos iogurtes gregos com esta receita, mas actualmente comprámos um iogurteira que facilita aínda mais o processo.


Como preparar o iogurte grego caseiro


Necessita de: 1 iogurte natural e 2 litros de leite

  1. Leve o leite ao lume a aquecer até alcançar a temperatura de 40º, saberá que está no ponto ao colocar o dedo e o conseguir manter por 10 segundos sem se queimar. 
  2. Misture o iogurte natural e envolva bem.
  3. Coloque num recipiente tapado e meta no forno morno e desligado. Para facilitar o processo envolva com um tecido quente. Mantenha assim por umas 10 a 12 horas, até o preparado apresentar o aspecto enqueijado pretendido. Este tempo varia conforme as condições ambientais. 
  4. Passado o tempo retire do forno e verta o preparado por cima de uma tigela com um escorredor revestido com um pano de cozinha limpo, este processo irá separar o soro de leite. 
  5. Leve ao frigorífico por umas 4 a 6  horas, quanto mais tempo o iogurte drenar, maior cremosidade terá o seu iogurte grego.
  6. Retire o iogurte da drenagem, rape-o do pano e distribua o preparado por pequenas taças ou apenas numa grande familiar.
  7. Guarde uma pequena porção para uso posterior na elaboração de uma nova dose de iogurte grego caseiro.

Dicas

Caso o seu leite não seja ultrapasteurizado (UHT), ferva-o primeiro e deixe-o arrefecer até aos 40º, antes de iniciar a fase 2.

Enriqueça o iogurte grego com doce de fruta natural. Leve ao lume 200 gramas de um fruto limpo , à escolha e picado grosseiramente, com 100 gramas de açúcar, ferva por apenas 10 minutos. Deixe esfriar e coloque no fundo de um frasco. Distribua o iogurte grego por cima e guarde normalmente no frigorífico.

Se preferir optar por iogurte normal, salte o processo da drenagem do soro.

O iogurte natural só é necessário na primeira vês, depois poderá guardar uma pequena porção do seu iogurte grego caseiro para nova elaboração, à razão de 2 colheres de sopa por litro de leite.

Guarde o soro do iogurte grego, poderá inclui-lo nas suas receitas e usufruir das vantagens deste liquido com um valor nutricional tão interessante. Apesar de ser constituído essencialmente por água o soro do leite também contém proteínas, cálcio e potássio.
2 comentários:
  1. Excelente receita!

    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. havia ai uns tempos que fazia mas depois deixei de fazer, mas são muito saborosos.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...