Alimentação saúdável


Regras básicas para uma alimentação saudável:

  Em casa deve-se ter muito cuidado com a alimentação da família. Todos os dias se devem comer vegetais e muita fruta. Fazer sopa com frequência e comer uma taça antes do prato principal. Evitar o consumo excessivo de carne, optando mais vezes por peixe. Comer leguminosas, são muito importantes pelo seu alto teor em fibra, que além de outros benefícios, ajudam a combater a obstipação.
 Como gordura usar azeite extra virgem. Evitar fritos, porque devido às altas temperaturas que atingem, as gorduras sofrem degradações prejudiciais à saúde. Se houver alguns cuidados pode-se atenuar os seus efeitos negativos, tais como: a qualidade do óleo que deve ser de girassol ou milho, usar papel absorvente, e não ultrapassar 190º. 
Optar mais vezes por cozer ou fazer grelhados, mas também estes últimos tem as suas desvantagens, se ficarem demasiado queimados, podem se tornar cancerígenos.
  Para uma boa alimentação os processos de confecção são muito importantes. O hábito de cozinhar em demasia os alimentos retira-lhes grande parte dos nutrientes.
 Em Portugal temos fama de ter uma das melhores dietas, a alimentação mediterrânica. A China e o Japão também são considerados países com métodos muito saudáveis na alimentação e é muito falado o seu baixo índice de doenças cancerígenas. São exemplos de dietas a seguir.            

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