Mousse fácil de caramelo

Mousse fácil de caramelo

Eu nunca dispenso um bom docinho que se desfaça na boca, assim como esta deliciosa mousse de caramelo.  À semelhança do molotof, esta mousse contém umas bolinhas de ar , que tornam cada colherada viciante. Mas mais não digo, porque esta sobremesa é uma verdadeira surpresa, só provando para comprovar.

Ingredientes da mousse de caramelo

6 colheres de sopa de açúcar
6 ovos
500 ml de leite
Caramelo (receita e quantidades abaixo) 
1 colher de sopa de farinha maisena
5 folhas de gelatina

Caramelo
200 gr de açúcar
12 colheres de sopa de água

Preparação da mousse de caramelo


Preparação do caramelo. Leve o açúcar ao lume com 6 colheres de sopa de água. Vá mexendo até ele alcançar a cor característica de caramelo. Retire-o do lume e acescente mais 6 colheres de sopa de água, com cuidado porque vai borbulhar e pode salpicar. Se preferirem podem trocar por 200 ml de caramelo de compra.

Separe as gemas das claras. Coloque as gemas numa tacho, acrescente a farinha maisena e misture bem. Adicione o caramelo arrefecido batendo com ajuda de uma vara de arames. Junte o leite amornado em fio, mexendo sempre. Leve ao lume mexa sempre até a mistura ferver e engrossar. Acrescente a gelatina previamente demolhadas e escorridas.
Bata as claras em castelo e junte o açúcar gradualmente sempre batendo, até elas alcançarem uma consistência bem firme. Adicione as claras em castelo à mistura anterior, mexendo com uma vara de arames até envolver bem todos os ingredientes. Leve a mousse ao frio até solidificar.

Na hora de servir decore a mousse a gosto. Sugiro que salpique com uns pingos de caramelo e lascas de amêndoa torrada. Gosto do efeito visual, da combinação de sabores e textura. Mas há quem goste dela sem nada, sem nenhum elemento que roube protagonismo de uma mousse fofa e deliciosa como esta. 

1 comentário:

  1. Leve e deliciosa, além de simples. Aliás, a simplicidade faz sempre o melhor prato! beijos, lindo JUNHO! chica

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...