Bolo pudim de leite condensado

Bolo pudim de leite condensado

Quando não sabemos se nos apetece bolo ou pudim, o melhor é juntar os dois numa só receita: Um bolo pudim de leite condensado. Este misto de bolo e pudim desperta curiosidades dos mais exigentes e faz crescer água na boca só de olhar.

Ingredientes do bolo pudim de leite condensado


Massa do bolo
4 ovos
100 gramas de açúcar
100 ml de leite
200 gramas de farinha com fermento

Creme do pudim
1 lata de leite condensado
2 dl de leite
5 Ovos

Caramelo
120 gramas de açúcar
3 colheres de sopa de água

Preparação do bolo pudim de leite condensado


Comece por caramelizar a forma: Coloque o açúcar e salpique-o com a água, leve ao lume e vá mexendo até ficar no ponto de caramelo. Envolva toda a forma e reserve. Depois do caramelo arrefecer eu gosto de também untar a forma com manteiga, para facilitar o desgrudamento do bolo.

Prepare o creme do pudim: Poderá colocar todos os ingredientes do pudim ( Leite condensado, leite,
ovos) no liquidificador ou bater com uma vara de arames. Eu prefiro a segunda opção porque sujo menos loiça. Coloque o creme na forma caramelizada e untada.

Separe as claras das gemas. Bata as gemas com o açúcar até conseguir um creme fofo e esbranquiçado. Adicione o leite e a farinha. Por fim envolva as claras batidas em neve. Verta a massa por cima do creme de pudim.

Coloque a forma num tabuleiro com água e leve ao forno previamente aquecido a 170 ºC por aproximadamente 40 minutos. Verifique a cozedura com um palito espetado na parte da massa do bolo. Retire-o do forno, deixe-o arrefecer, coloque-o no frigorifico e desenforme-o depois de bem frio.

Se não tiver uma latinha de leite condensado ai por casa, há outras soluções deliciosas, experimente o: O bolo pudim de iogurte.

3 comentários:

  1. Hmmmm...Adoro esse bolo/pudim e sempre que faço( faz tempo até ,agora relemmbrei aqui) faz sucesso! Lindo dia! bjs, chica

    ResponderEliminar

  2. Aspecto delicioso. Deixou-me com água na boca.
    .
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Bom dia,fala-me uma coisa;como untar a forma com o mel e manteiga?primeiro o mel?e depis mais encima com manteiga?é assim?obrigada por essa informação.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...