Batatas e bacalhau à espanhola

Batatas e bacalhau à espanhola de tacho

O bacalhau à espanhola é uma receita antiga, que acaba por ser um tipo de caldeirada que tradicionalmente era feita com as partes menos apetecíveis do bacalhau como o rabo ou as asas.
As maneiras de confeccionar o bacalhau à espanhola geralmente seguem todas a mesma base, mas é possível alterar um pouco os ingrediente e aplicar a quantidade conforme o gosto. Mas seja como for, é uma das maneiras mais fáceis e práticas de confeccionar o bacalhau, não precisa de muitas ações, basicamente é meter os ingredientes na panela e esperar que o lume faça o resto.
A seguir deixo a quantidade de ingredientes aproximada, mas geralmente faz-se a "olho", assim dizia a minha avó 😏

Ingredientes do bacalhau à espanhola


800 gramas de bacalhau
1 kg de batatas
2 cebolas descascadas e cortadas às rodelas
1 pimentos (pode ser vermelho, verde ou amarelo)
2 tomates maduros ou o equivalente em polpa
2 dentes de alho picados
Azeite virgem extra a gosto
1 colher de sobremesa de pimentão doce
Sal e pimenta a gosto
1 raminho de salsa
2 folhas de louro
1/2 copo de vinho branco
1 colher de sopa de banha de porco

Preparação das batatas e bacalhau à espanhola no tacho


Comece por preparar todos os ingredientes. Descasque as batatas e corte-as às rodelas, não devem ser muito finas, sob o risco de se desfazerem no ato da cozedura. Corte e retire as sementes ao pimento. Corte os tomates em cubos, se preferir retire a pele e as sementes.

Num tacho coloque uma camada de rodelas de cebola, cubra com uma camada de batatas, coloque os alhos picados, algum tomate, tiras de pimento e por cima metade dos pedaços de bacalhau. Repita as camadas.

Tempere de sal, pimenta, o pimentão doce, as folhas de louro, a banha de porco e o raminho de salsa. Regue com o vinho branco e uma boa beirada de azeite.

Tape bem o tacho e leve a cozer em lume brando, vá agitanto o tacho de vez em quando até as batatas se apresentarem cozidas.

Observações finais

Geralmente uso aquelas embalagem de bacalhau já demolhadas e destinadas à caldeirada. São econômicas e quando bem escolhidas trazem pedaços de bacalhau muito jeitosos. Na receita sugiro 800 gramas de bacalhau, que é precisamente a quantidade dessas embalagens.

Também pode encontrar aqui em pecados no prato uma versão fácil de forno: Bacalhau rápido no forno com tomate, é delicioso.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...