Receita do doce da mãe da Cristina

Sobremesa da mãe da Cristina Ferreira

Depois de tanto ouvir falar na famosa sobremesa da mãe da Cristina, decidi experimentá-la. Chamou-me a atenção pela facilidade com que é executada e pelo facto de levar merengue, um elemento que me tira do sério. Se pesquisarem aqui pelo blog irão encontrar uma grande diversidade de receitas que levam o meu adorado merengue. Mas voltando ao doce da Cristina, devo dizer que fica delicioso, a mãe da Cristina está de parabéns, esta sobremesa têm um contraste muito agradável entre a maçã e os outros ingredientes. 

Ingredientes do Doce da Cristina

7 Maçãs reinetas maduras (até encher o fundo do tabuleiro)
Açúcar qb (usei apenas uma colher de sopa)
Canela qb

Leite creme:
3 Pacotes de leite creme instantâneo
9 colheres de sopa de açúcar
6 Ovos
1 Litro de leite

Preparação do doce da mãe da Cristina Ferreira


Descasque e corte as maçãs, coloque-as no fundo de um tabuleiro e polvilhe-as a gosto com açúcar e canela. Leve o tabuleiro ao forno até a maçã assar e se apresentar em boas condições para esmagar. Quando bem assadas, retire-as do forno e esmague-as com um garfo.

Pegue nos ovos e separe as claras das gemas. Reserve as claras para o merengue.

Leve o leite ao lume. Entretanto junte os pacotes do leite creme instantâneo com 9 colheres de sopa de açúcar e uma pequena porção retirada ao litro do leite. Mexa bem, até dissolver. Quando o leite atingir a fervura junte-lhe o preparado de leite creme e de seguida as 6 gemas batidas. Mantenha ao lume, sem parara de mexer até engrossar. Depois de pronto espalhe o creme por cima das maçãs esmagadas.

Por fim bata as 6 claras em castelo e quando atingirem consistência, junte 3 colheres de sopa de açúcar e bata mais um pouco. Depois de prontas, coloque colheradas de claras por cima do leite creme e polvilhe com canela.

Leve ao forno por 5 a 6 minutos (eu coloquei a 180º), apenas o tempo suficiente para as claras cozinharem. Supostamente é um minuto por cada clara, tal como no molotof: (Receita do molotof)
Depois dos 6 minutos eu desliguei o forno e mantive-o fechado por aproximadamente meia hora.

Notas finais


Nesta receita não são seguidas às risca as indicações da embalagem do preparado de leite creme. Ela indica 1/2 litro de leite por pacote, o que daria 1,5 litros nas três embalagens, mas nós só usamos 1 litro.

Muitos dos meus leitores são brasileiros e apesar de falarmos a mesma língua, algumas denominações são muito diferentes. Em Portugal leite creme é uma receita que faz parte da tradição do país, é feita à base de leite, ovos, amido de milho ou farinha. Estes pacotes que são descritos na receita, são preparados instantâneos, tipo pudim, se não os encontrarem à venda eu sugiro que façam a receita caseira, que é bem simples e a meu ver é melhor: Receita do leite creme caseiro

Receita by Cristina Ferreira: Vídeo da SIC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...