Batatas gratinadas com frango

Batatas gratinadas com frango e queijo

Batatas gratinadas com frango, uma receita muito especial. Um prato econômico e caprichado, que é feito com ingredientes simples e baratos, mas atinge a meta que todos procuram num bom gratinado.

Ingredientes das batatas gratinadas com frango 

600 gr de batatas (aproximadamente)
4 peitos de frango (poderá trocar por sobras de frango)
1 cebola pequena
3 dentes de alho
100 ml de polpa de tomate
1 beirada de azeite
1 colher de sobremesa de pimentão doce
500 ml de leite
1 colher de sopa de manteiga derretida
2 colheres de sopa de farinha de trigo
200 gr de queijo mozarela
Sal e pimenta qb
Noz moscada qb

Preparação das batatas gratinadas com frango e queijo


Descasque as batatas e corte-as em rodelas finas. Coloque-as em água fervente temperada de sal, deixe-as ferver por 5 minutos e escorra-as.
Coza os peitos de frango em água temperada de sal. Depois de cozidos e arrefecidos desfie-os.

Leve um tacho ao lume com 500 ml de leite, junte a manteiga, a farinha, tempere de sal, de pimenta e noz moscada se gostar. Deixe cozinhar em lume brando até o molho engrossar.

Noutro tacho coloque uma beirada de azeite, a cebola e os dentes de alho picados. Mantenha em lume brando até estes começarem a alourar ligeiramente. Acrescente o peito de frango desfiado e mexa.
Junte a polpa de tomate, o pimentão doce e tempere de sal e pimenta. Deixe apurar por uns 10 minutos.

Unte uma taça refractária com manteiga, coloque uma camada de rodelas de batatas no fundo. Cubra com o molho branco, seguido de uma camada do preparado de frango. Cubra o frango com as restantes batatas e finalize com o resto do molho branco. Cubra com o queijo mozarela ralado e leve a assar em forno aquecido a 180º, até o gratinado se apresentar tostadinho, leva aproximadamente 35 minutos.

E por falar em receitas práticas e econômicas, nada melhor que entrar nas receitas tradicionais portuguesas, mas com umas pequenas alterações. Convido-vos a experimentarem um: Frango à Brás

Imprimir esta receita

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...