Patas de veado

Receita de Patas de veado ou de cavalo
Hoje cá por casa, deliciei os meus mais que tudo com umas deliciosas patas de veado, também conhecidas por patas de cavalo. Um bolo tipico que entra na maioria das montras das pastelarias portuguesas. A receita estava guardada já algum tempo, à espera de ser experimentada, o resultado foi tão compensador que passou a fazer parte do livro de receitas da casa.
Ao contrário do que parece as patas de veado são bem fáceis de fazer, têm por base uma torta enrolada. que depois é cortada no formato da pata.

Ingredientes das patas de veado:
6 ovos
200 gr de açúcar
200 gr de farinha de trigo
1 colher de chá d fermento em pó

Creme de ovos:
200 gr de açúcar
125 ml de água
6 gemas

Coco ralado qb
Canela em pó qb

Preparação das patas de veado


1- Comece por preparar o creme de ovos. Leve o açúcar ao lume com a água e deixe ferver até obter o ponto de fio. Acrescente as gemas e bata energicamente de modo a não as deixar talhar. Continue a mexer até o creme espessar e retire do lume.

2- Ligue o forno a 170º. Unte uma forma retangular com manteiga e forre-a com papel vegetal, unte-o também com manteiga. Bata as claras em castelo e reserve.

3- Bata as gemas com o açúcar até o creme triplicar de volume. Acrescente delicadamente a farinha peneirada com o fermento em pó, seguida das claras em castelo. Verta a massa na forma e espalhe-a de modo a ficar uma camada uniforme.

4- Leve a assar no forno previamente aquecido, cerca de 15 minutos, ou até o palito sair seco. Desenforme o bolo sobre um pano húmido. Barre-o com creme de ovo e enrole-o no sentido do comprimento com ajuda do pano, em forma de torta. Leve-o ao frigorifico por uns 20 minutos, para dar alguma firmeza à torta.

5- Depois de fria corte a torta em fatias grossas. faça um corte oblíquo e outro reto, repita os cortes até cortar toda a torta. Barre a superfície dos bolos com o creme de ovos, polvilhe as laterais com coco. Finalize com um trato de canela, além de dar sabor ela vai dar o pretendido aspeto de pata de veado.

Agora resta deliciar-se e surpreender-se com a sua obra. Sugiro que veja também outra receita do mesmo gênero: Bolo pata de veado, uma versão que mantém o sabor destes bolos tradicionais, num formato familiar.

3 comentários:

  1. Hmmmm..Babei aqui! Lindo doce e ótima receita! beijos, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obriga Rejane, estas patas de veado são deliciosas, recomendo! Beijinhos e bom fim de semana.

      Eliminar
  2. Ficaram deliciosas e perfeitinhas!
    bjns

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...