Rosca de Natal enrolada

Rosca de Natal enrolada com frutos secos

Bolo Rei é bom, mas eu prefiro uma rosca doce de natal enrolada, é fofinha suave e desfaz-se em lascas. É certo que lhe chamo rosca de natal, porém ela sabe bem em qualquer altura do ano.

Ingredientes da rosca de Natal

500 gr de farinha de trigo
175 ml ml de água tépida
25 gr de manteiga amolecida
2 ovos
100 gr de açúcar
15 gr de fermento de padeiro
Frutos secos e frutos cristalizados a gosto
1 pitada de sal (Uma pequena colher de café)
Aproximadamente 4 colheres de sopa de açúcar para polvilhar o recheio

Preparação da rosca doce de Natal enrolada


Comece por colocar a farinha e o açúcar numa taça e abra uma cova no meio. Nessa cavidade coloque o fermento dissolvido nos 175 ml de água, o sal, os ovos e a manteiga derretida. Misture todos os ingredientes e amasse até a mistura se despegar das mãos. Coloque a massa a levedar em local quente, fora das correntes de ar.

Depois da massa duplicar de tamanho, coloque numa bancada polvilhada de farinha. Com ajuda de uma rolo estenda-a até formar um rectângulo com aproximadamente 40x30. Distribua os frutos secos e os cristalizado sobre a superfície do rectângulo. Polvilhe com açúcar e enrole cuidadosamente. Eu optei por enrolar sobre o lado mais curto, de modo a que o rolo fique mais grossinho. Coloque o rolo de Natal sobre um tabuleiro revestido com papel vegetal, eu dobrei o meu com formato de meia lua. Deixe repousar 30 minutos.

Leve ao forno aquecido por aproximadamente 25 a 30 minutos, vai depender do forno. Depois de cozido deixe arrefecer e polvilhe com açúcar confeiteiro.

E como o tema é de Natal, não posso deixar de vos sugerir 15 receitas tradicionais muito praticadas em Portugal: Receitas mais populares de Portugal.
Feliz Natal

1 comentário:

  1. Olá Marli
    Uma deliciosa sugestão para saborear com prazer
    Que seu natal seja repleto de amor e muita felicidade, porque pessoas especiais como você sempre deverão ser abraçadas pelas coisas boas da vida. Feliz Natal!
    Um abraço com carinho e beijos no coração

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...