Bolo chiffon de laranja

Receita do bolo chiffon de laranja

O bolo chiffon de laranja é o líder da leveza e suavidade. Caracteriza-se por ser fofo e esponjoso e esta receita é uma excelente testemunha disso.
Diz-se que o bolo chiffon teve origem em Los Angeles,  foi feito pela primeira vez por um agente de seguros de nome Harry Baker que ficou conhecido por esta famosa receita. Só há bem pouco tempo pesquisei sobre a sua origem e realmente fiquei surpreendida, porque pelo nome sempre pensei que fosse francês, mas origens à parte o que conta é o resultado e esse não podia ser melhor, o bolo chiffon é realmente delicioso.

Ingredientes do bolo chiffon

350 gr de açúcar
250 gr de farinha super fina com fermento
8 ovos
100 ml de óleo vegetal
Raspa e sumo de uma laranja

Preparação do bolo chiffon de laranja


Bata as gemas com com 200 gr de açúcar até formar uma gemada fofa e esbranquiçada. (As outras 150 gr restantes ficam para as claras)
De seguida acrescente o óleo à gemada.
Após estas etapas vá acrescentando a farinha peneirada, a raspa e o sumo da laranja, de forma intercalada.
Por fim bata as claras em castelo, acrescente as restantes 150 gramas de açúcar e volte a bater até obter um merengue fofo, mas não demasiado consistente.
Acrescente metade das claras em castelo à massa anterior, envolva delicadamente e incorpore as restantes, continue a envolver com cuidado até obter uma massa homogénea.
Verta o preparado numa forma de buraco e leve a assar em forno pré aquecido a 170º por uns 40 minutos.
Desenforme o bolo chiffon só depois de frio, de contrário corre o risco de ele partir.

Dica

Por norma o bolo chiffon é colocado em forma não untada, é invertido depois de sair do forno e deixa-se assim até o bolo arrefecer, só depois é que se desenforma com ajuda de uma faca. Mas devo dizer-vos que eu não segui estes passos, untei a minha forma normalmente, deixei o meu bolo chiffon arrefecer e desenformei sem problemas .

Peneire sempre a farinha, o objetivo não é só desfazer os grumos, esta prática também permite arejar a farinha e permitir obter uma massa mais leve e assim obter bolos mais fofos.

Se preferirem um bolo menos delicado e com um aroma intenso sugiro que experimentem o: Bolo de iogurte e laranja, também é fofo  e apresenta uma textura ligeiramente húmida e muito saborosa.

Imprimir esta receita

5 comentários:

  1. Tem uma cor linda e é bem fofinho!

    ResponderEliminar
  2. Bolo Chiffon é muito saboroso...leve e delicado, é uma delícia! Já comi algumas vezes mas em casa nunca fiz, mas é bem simples até. Acho que vou guardar esta receita, parece ser muito boa! :)

    ResponderEliminar
  3. essa fatia que aspeto maravilhoso cor bem bonita.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  4. Hummm já não faço um chiffon à seculos.
    Levo a receita comigo.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/10/crumble-de-4-frutos.html

    ResponderEliminar
  5. Parece ter ficado bastante fofinho, adoro bolos de laranja ficam tão aromáticos e muito saborosos. O teu ficou com uma cor linda e com uma textura fenomenal.

    http://maisdocequesalgado.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...