Polpa de tomate caseira, sem corantes nem conservantes

Receita de polpa de tomate caseira

Eu não prescindo de fazer a minha própria polpa de tomate caseira, é muito mais saborosa, saudável e claro mais económica.
Faço-a sempre na época de fartura de tomates, normalmente com a produção da minha horta, mas  quem não têm pode sempre aproveitar a fase em que os tomates estão a um preço mais acessível.
Algumas pessoas duvidam da conservação desta polpa, pelo facto de não levar conservantes. Eu já a faço esta polpa de tomate à mais de 4 anos e asseguro que até agora nunca se estragou nenhum frasco.

Ingredientes do molho de tomate

  • 5 Kg de tomates
  • 1 Kg de pimentos
  • 2 cebolas
  • Sal qb
A quantidade dos ingredientes é aproximada e pode ser ajustado ao que se têm ou ao gosto de cada um.


Preparação da polpa de tomate caseira


Limpar os tomates, retirar más formações e a zona do pedúnculo. Poderia-se retirar a pele e as sementes, mas eu deixo ir tudo.
Levar um tacho ao lume com os tomates cortados em quartos, os pimentos limpos e a cebola.
Deixar ferver e apurar até o preparado reduzir.
Desfazer tudo com a varinha mágica.
Verter a polpa diretamente para frascos de vidro com tampa de ferro.
Enroscar muito bem e meter os frascos num tacho com um pano no fundo e água quente, devendo esta cobri-los para que a esterilização seja bem feita.
Deixar a água ferver e desligar o fogo, deixando os frascos da polpa arrefecerem lá dentro.
É certo que há quem não ferva os frascos da polpa de tomate depois de os fechar. Viram o frasco depois de bem rolhado com a tampa para baixo e a polpa quente faz a desinfecção. Provavelmente esta técnica seja suficiente, mas eu prefiro não arriscar. Com este método da fervura, o meu molho de tomate têm durado mais de um ano, sem qualquer conservante.
Por fim deve guardar a polpa de tomate em local escuro e fresco.


Dica


Algumas pessoas não gostam de pimento e poderão perfeitamente retirar este ingrediente da polpa. O pimento provoca má digestão em algumas pessoas, mas a grande causadora deste desconforto é a pele, se assar primeiro o pimento com o intuito de lhe retirar a pele verá que o incomodo melhora. Esta prática vale também para o molho de tomate, dá mais trabalho mas vale a pena.

Todos os frascos de vidro com tampa metálica em bom estado servem para guardar a polpa de tomate. Frascos de compota, de salsichas, de feijão, azeitonas, pickles, já todos passaram pela minha cozinha sem nenhum problema, o importante mesmo é que a tampa esteja em perfeitas condições.

6 comentários:

  1. Muito bom!!! Vou fazer.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada eu também faço.émuito boa.

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pela dica,vou fazer.

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde, depois de pronto como conserva? Ao natural ou congelado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo10.7.19

      Mara Rodrigues boa-noite, se ler o artigo en inteiro encontra a respota: " Por fim deve guardar a polpa de tomate em local escuro e fresco".

      Eliminar
    2. O congelador não é escuro e fresco? :)

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...