Bolo da Dona do Pedaço

Bolo da Maria da Paz em Dona do Pedaço

Hoje deu-me para isto, fiz um bolo que me suscitava a curiosidade, o bolo que é feito por Maria d Paz na novela Dona do Pedaço. Com grande satisfação consegui a receita em:  https://observatoriodatelevisao.bol.uol.com.br, o resultado foi um bolo com agradável aroma a canela fofo e suave, bem ao jeito de uma família grande.

Ingredientes do bolo da Maria da Paz

4 ovos
1 chávena de açúcar
100 gr de manteiga
3 chávenas de farinha
1 chávena de leite
1 colher de sopa de fermento em pó (químico)
2 colheres de sopa de canela (usei apenas uma, não gosto de exageros)

Calculei que a chávena tivesse a capacidade de 250 ml, a medida universal. Pelo menos eu assim assumi e deu certo.

Preparação do bolo da Maria da Paz em dona do pedaço


Separe as claras das gemas, bata as claras em castelo e reserve.
Bata as gemas com o açúcar e a manteiga até formar um creme esbranquiçado.
Acrescente a farinha e o leite simultaneamente e gradualmente. A receita original manda acrescentar mais leite caso seja necessário, mas eu fiquei por aqui mesmo, a minha massa ficou ótima.
Junte a canela e fermento, bata até incorporar bem os elementos.
Por fim acrescente as claras batidas em castelo e envolva-as delicadamente.
Verta a massa do bolo numa forma untada de manteiga e polvilhada de farinha.
Leve ao forno pré aquecido a 180º por aproximadamente 40 minutos. Vá verificando a cozedura com a ajuda de um palito, se sair limpo o nosso bolo está pronto.
Desenforme apenas depois do bolo arrefecer.
Polvilhe com açúcar e canela, caso seja do seu agrado.
Resta deliciarem-se com bolo da Maria da Paz e deliciarem-se com cada pedaço. Espero que gostem tanto dele como eu gosto.

No bolo da Dona do pedaço sobressai o sabor a canela, mesmo só metendo metade do indicado. Se gostam deste sabor, sugiram que vejam um bolo que têm feito muito sucesso no meu blog: Bolo de canela húmido. Leva uma calda e fica ligeiramente ensopado, é maravilhoso.

2 comentários:

  1. Que legal conseguiste! Esse gostinho de canela é muito bom! Deve ser gostoso! beijos, chica

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito de canela e este bolo deve ser bem saboroso.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...