Pasta de húmus (de grão de bico)

Pasta de húmus (de grão de bico)

Por vezes é tão simples preparar um petisco com contornos simples e ingredientes saudáveis, assim como este húmus cremoso e gostoso. Uma receita que têm origens árabes e tradicionalmente é feita com grão de bico, contudo ao longo dos tempos têm sido recriada com toques personalizados e alguns ingredientes novos são acrescentados. Vale tudo, o que importa mesmo é o gosto de cada qual. A versão que vos proponho a seguir é básica e não têm elementos novos.

Ingredientes da pasta de húmus

400 gramas de grão de bico cozido
Água de cozer o grão de bico (quanto baste)
1 a 2 dentes de alho
1 colher de sopa de sumo de limão
2 colheres de sopa de tahine (pasta de sementes de sésamo)
Colorau a gosto (paprika)
Azeite para temperar a gosto

Preparação do húmus de grão de bico


O passo principal para a obtenção de um bom resultado é usar um grão de bico bem cozido, naquele ponto em que solta a casca. O grão de bico enlatado pode ser usado, mas demolhado e cozido em casa têm outro sabor.

Triture bem o grão de bico até obter um creme uniforme, sempre que necessário use a água do cozimento para auxiliar o processo.
Há quem remova a pele do grão de bico com o intuito de conseguir um creme mais fino, eu salto essa estratégia, porque triture-o no liquidificador e a textura fica impecável.
Junte os outros ingredientes e continue a triturar a obter uma pasta homogenia. Se a consistência do húmus estiver demasiado densa, junte mais um pouco um pouco da água de cozimento ou apenas água quente, até obter a densidade desejada. 

Finalmente, depois de meter o húmus na taça, tempere-o a gosto com azeite de boa qualidade e se gostar polvilhe com colorau, salsa ou orégãos. 
Depois é servir com o que mais gostar, como acompanhamento de um prato principal, com torradinhas, pão, pauzinho de cenoura, de pepino ou outros a gosto. Dizem que no Médio Oriente é servido com pão pita, acredito ser uma opção deliciosa.

O Tahine é uma pasta de semente de sésamo moídas (gergelim), que pode ser comprada no supermercado ou ser preparada em casa. Eu escolhi a opção caseira e preparei-a assim:

Ingredientes do tahini

100 gramas de semente de sésamo brancas
1 colher de sopa de azeite

Comecei por tostar as sementes de sésamo na frigideira, com o cuidado de não as deixar passar do ponto, ou seja, tostadas mas não esturradas.
Coloquei as sementes de sésamo e o azeite no liquidificador e triturei insistentemente até obter uma pasta macia. Durante a operação é necessário auxiliar a moagem empurrando as sementes com uma espátula em direção à lamina. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...