Pão doce de canela enrolado

Pão doce de canela enrolado

Uma receita de pão doce de canela apresentado na forma de rolinhos, que também pode ser executado num rolo único. Depois de ir ao forno a manteiga e o açúcar que se encontra no interior derretem e vão criar uma calda que escorre ligeiramente sobre as laterais dos rolinhos.
Gosto de fazer este pão doce em ápocas especiais, ele não é demasiado doce e reconforta tão bem com um chá ou um café. Os ingredientes desta receita rendem dois pães doces de canela, nós não fazemos por menos, quando gostamos do que comemos aplicamo-nos de verdade 😏

Ingredientes do pão doce de canela

900 gramas de farinha
300 ml de leite morno
100 gramas de manteiga derretida
3 ovos
100 gramas de açúcar
1 pitada de sal
20 gramas de fermento biológico

2 colheres de sopa de manteiga derretida
1 colher de sopa de canela em pó
150 gramas de açúcar amarelo ou mascavado

Preparação do pão doce de canela enrolado


Coloque a farinha numa taça e abra uma cavidade no meio. Nesse buraco verta a manteiga derretida, os ovos, sal a gosto, açúcar e o fermento biológico diluído nos 300 ml de leite. Amasse bem até formar uma massa lisa e homogénea. Guarde em local protegido até a massa dobrar de tamanho.

Se preferirem uma opção menos trabalhosa sugiro que coloquem todos os ingredientes líquidos na maqina de pão. Ou seja o leite, a manteiga derretida, os ovos, depois junte o fermento o açúcar e o sal e acrescente a farinha por ultimo. Acione o programa de amassar (na minha máquina é o 7). Depois da mistura se apresentar amassada, retire-a da cuba e siga os passos indicados no procedimento anterior.

Abra a massa com ajuda do rolo de cozinha. Barre a superfície uniformemente com as duas colheres de manteiga amolecida. Depois polvilhe com a mistura de açúcar com canela. Enrole e corte o rolo em pedaços com aproximadamente cinco a seis centímetros. Coloque-os numa forma untada de manteiga e revestida com papel vegetal. Deixe a descansar até duplicarem de volume e coza-as em forno aquecido a 180º por aproximadamente 30 a 40 minutos. O tempo de cozedura vai depender da forma utilizada, numa forma com buraco é mais rápido, o melhor é fazer o teste do palito.

Depois de ir ao forno a manteiga e o açúcar que se encontra no interior derretem e vão criar uma calda que escorre ligeiramente sobre as laterais dos rolinhos de pão.

Sugiro que vejam também a receita: Pão doce suave e fofo. Uma versão simples, ideal para um lanchinho perfeito.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...