Bacalhau à Senhor Prior

Bacalhau à Senhor Prior

A receita do bacalhau à Senhor prior, é extremamente fácil e saborosa,  representa bem a simplicidade da cozinha Portuguesa. Umas simples batatas cozidas, um bacalhau cozido e mais dois ou três ingredientes fazem um prato de se tirar o chapéu.

Ingredientes do bacalhau à Sr. Prior

4 postas de bacalhau
1,2 kg de batatas
8 ovos
4 dentes de alho
Azeitonas a gosto
Azeite

Preparação do bacalhau à Senhor prior


Coza as batatas com a pele, o bacalhau e 4 ovos em água e sal. Depois de cozidos escorra, retire a pele às batatas e corte-as em rodelas.  Retire a pele e as espinhas ao bacalhau, depois desfaça-o em lascas. Descasque os ovos, corte-os em rodelas.

Coloque os ingredientes num tabuleiro ou numa taça refratária em camadas alternadas, começando pelas batatas, o bacalhau, as rodelas de ovo cozido e azeitonas. Por fim coloque os dentes de alho inteiros no meio dos ingredientes, de modo a que não apareçam à superfície.

Regue generosamente com um bom azeite. Leve ao forno pré aquecido a por uns 10 minutos, retire e derrame uniformemente os restantes 4 ovos batidos por cima. Leve novamente o prato ao forno por mais 15 a 20 minutos, até o  se apresentar tostadinho, decore o bacalhau à senhor Prior com mais azeitonas e sirva de imediato.

Dicas

A receita indica cozer as batatas com a pele e depois de cozidas é que são cortadas, porém na maioria das vezes eu não sigo este procedimento, descasco, corto e depois cozo. Nem todas as batatas são de confiança, algumas levam doses exageradas de pesticidas e inseticidas, embora toda a batata seja contaminada, sabemos que é na pele que se encontra a maior concentração.

Dentro do mesmo tipo de receitas, sugiro que vejam outra dentro do género, também vai ao forno e  fica incrivelmente deliciosa: Bacalhau no forno com cebolada, um dos maiores sucessos deste blog.

Imprimir esta receita

2 comentários:

  1. Cozem-se quatro ovos e batem-se outros quatro?
    Mas a receita fala em seis ovos...

    ResponderEliminar
  2. Olá Isabel Bastos! Obrigada pela chamada de atenção, que me permitiu corrigir o lapso. Na verdade este bacalhau leva 4 ovos cozidos e 4 batidos.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...