Receita da serradura

Receita da serradura doce

A serradura é uma sobremesa que têm adquirido cada vez mais espaço nas mesas Portuguesas. Trata-se de um doce extremamente simples de fazer que leva como base principal as natas, leite condensado e bolacha. Pode sofrer algumas variações desde a mudança de cor que apenas têm interesse pela parte decorativa, pode levar ou não gelatina conforme se pretenda a consistência ou podemos simplesmente adicionar um aroma a gosto, como por exemplo essência de baunilha. A receita que vos proponho a seguir é a mais básica.

Ingredientes da serradura

1 embalagem de bolacha tipo maria
3 embalagens de 200 ml de natas
1 lata de leite condensado

Preparação da serradura


Comece por triturar a bolacha maria e reserve.
Bata as natas até estas adquirirem um aspecto fofo.
Junte o leite condensado e bata mais um pouco.
A montagem da serradura pode ser feita da maneira tradicional, que consiste em colocar camadas de creme seguidas de camadas finas de bolacha triturada, ou pode simplesmente envolver a bolacha picada com o creme e envolver.
Seja qual for a versão que escolher, deve decorar com uma camada de bolacha triturada grosseiramente.
Leve a serradura ao frigorífico pelo menos 4 horas antes de servir.
Se preferir a opção de uma sobremesa gelada leve ao congelador.

Dica 

Se optar por acrescentar gelatina à sobremesa, demolhe 4 folhas de gelatina em água fria, escorra-as e dissolva-as em 3 colheres de sopa de leite aquecido  Deixe arrefecer, acrescente ao creme depois do leite condensado e bata por mais um minuto.

Por norma a serradura é feita na proporção de 400 ml de natas para uma lata de leite condensado, contudo a meu ver fica muito doce, dai eu ter aumentado a proporção das natas e quanto a mim é o equilíbrio perfeito.

Se gosta deste tipo de sobremesas frias eu sugiro que experimente também a nossa receita de: Delicia de chocolate com natas, é uma sobremesa fria que pertence ao mesmo género da serradura.

Imprimir esta receita

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...