Esta sobremesa preenche todos os requezitos do meu palato 😏 O sabor, os contraste e aquele acabamento de massa folhada, marcam este pavê de uma maneira especial.
Apesar da lista de ingredientes ser vasta, esta sobremesa marca pela simplicidade e facilidade.
Ingredientes do pavê de taça
Bolo:
5 ovos
200 ml de natas
1 chávena de açúcar
100 ml de óleo vegetal
2 chávenas de farinha de trigo super fina
1 colher de sopa de fermento em pó
(A chávena têm a capacidade de 250 ml)
Creme do pavê:
1 lata de leite condensado
600 ml de natas
Aroma de baunilha a gosto (facultativo)
Guarnição do pavê:
1 base de massa folhada
Doce de fruta a gosto (uso habitualmente doce de morangos)
Preparação pavê de bolo na taça com massa folhada e doce de fruta
Prepare o bolo. A minha sugestão vai para o bolo preguiçoso, porque é muito fácil e saboroso, mas podo usar outra receita a gosto. Bata os ovos com o açúcar, até obter um creme fofo.
Junte as natas e o óleo. Acrescente a farinha e o fermento. Verta a massa numa forma untada de manteiga e polvilhada de farinha. Leve o bolo ao forno pré aquecido a 170ºC cerca de 40 minutos. Deixe arrefecer antes de usar.
Estenda a base de massa folhada sobre um tabuleiro, mantenha o papel vegetal que vem junto, por baixo. Leve ao forno aquecido a 180º até ela tostar. Retire-a e deixe-a arrefecer.
Revista uma taça de servir com uma camada de fatias de bolo (não uso o bolo todo). Espalhe por cima pontos de doce de fruta e espalhe-os grosseiramente. Uso aproximadamente meio frasco de doce de fruta, se preferir o gosto mais acentuado pode usar mais.
Prepare o creme do pavê: Bata as natas até ficarem consistentes. Acrescente o leite condensado e o aroma de baunilha a gosto (uso uma colher de chá).
Espalhe o creme de natas e leite condensado por cima das fatias de bolo barradas com o doce de fruta. Com as mãos esfarele grosseiramente a massa folhada e espalhe as aparas por cima da sobremesa. Guarde o pavê de taça no frio.
Notas finais
Os meus doces de fruta preferidos para esta sobremesa são o doce de morango, de frutos vermelhos e frutos silvestres, mas qualquer um combina bem, gostos pessoais não se discutem.
Estive quase para chamar este doce de: sobremesa pecados no prato, porque não segui nenhuma outra receita, este pavê porque foi pensado na hora e o resultado superou. Sinto-o quase como meu, mas logo logo o meu ego baixou, porque no mundo das receitas não há dessas coisas, tudo é de todos, nada é criado, apenas melhorado. Espero que gostem tanto deste pavê de taça quanto eu 😍
Sem comentários:
Enviar um comentário