Este não é um empadão qualquer é apenas o melhor de todos. E como não gostamos de ficar pelos meios termos, nesta receita vamos com tudo. Com tudo o que gostamos num prato reconfortante e delicioso.
Ingredientes do empadão de carne
2º passo: Descasque, lave as batatas e coloque-as num tacho com água temperada com sal e leve-as ao lume até cozerem. Quando as batatas estiverem cozidas, escorra-as e esmague-as. Tempere-as com a manteiga, noz-moscada, pimenta e o leite. Se necessário acrescente mais leite e retifique o sal.
Puré de batata:
1,200 kg de batatas
85 g de manteiga
200 ml de leite morno
1 pitada de noz moscada (facultativo)
Sal e pimenta a gosto
Recheio do empadão:
500 gr de carne de porco (ou outra a gosto)
1 cebola pequena
2 dentes de alho
1 raminho de salsa
Sal e pimenta a gosto
1 colher de sopa de banha de porco
1 colher de café de piripiri em pó (opcional)
1 colher de chá de pimentão doce (colorau)
1 folha de louro
1/2 cálice de vinho do porto
250 ml de vinho branco (aproximadamente)
1 beirada de azeite (aproximadamente 25 ml)
Cobertura do empadão:
1 gema de ovo
1 a 2 colheres de sopa de leite
1/2 chouriço de carne cortado às rodelas
Queijo fatiado a gosto para cobrir o recheio
Preparação do empadão especial de carne assada
1º passo: A carne aplicada no meio do empadão pode ser assada especificamente para o efeito ou pode usar sobras de um assado. Eu faço deste modo: Carne assada tenrinha e suculenta.
Coloco a carne cortada em pedaços numa assadeira. Junto a cebola cortada em quartos, a banha, o louro, a salsa e o alho esmagado. Tempero com o piripiri em pó, o pimentão doce, o sal e a pimenta.
Rego com o vinho do porto, com o vinho branco e distribuo um fio de azeite. Tapo a assadeira com papel de alumínio e levo a assar até ao forno aquecido a 250 ºC por aproximadamente uma hora. Depois retiro a folha de alumínio e levo novamente até a carne ficar tenrinha e tostada. Depois retiro do forno, deixo arrefecer e desfio a carne.
Geralmente quando asso a carne triplico ou quadruplico a dose, uso o que preciso no empadão e a restante divido em porções e congelo congelo a restante em doses.
3º passo: Numa assadeira untada de manteiga, coloque uma camada de puré, uma camada de carne e cubra com as fatias de queijo (apenas uma camada).
Cubra com o restante puré e alise.
Por fim pincele com gema de ovo dissolvida num pouco de leite, para permitir uma melhor distribuição.
Finalize o empadão com rodelas de chouriço.
Leve ao forno aquecido a 170º, durante aproximadamente 25 minutos ou até o empadão ficar douradinho.
Nota final: Este empadão é reconfortante de duas maneiras, uma ao nosso palato, outra ao nosso conforto, porque esta receita pode ser preparada de véspera e guardada no frio até ser levada ao forno no dia seguinte. Se quiserem alargar o tempo congelem-no, verão que ele mantém as qualidades. Ou então façam como eu, preparem dois empadões, um é consumido no dia, o outro congelo e guardo-o para um dia agitado.
Outra dica: se gostarem podem trocar o puré caseiro por puré instantâneo. Num dia de pressa é uma opção muito confortável.
Eu amo EMPADÃO DE CARNE, e faco precisamente assim..
ResponderEliminarE tem de sobrar para o,dia seguinte, pq ainda fica mais saboroso....acompanho sempre com uma salada de alface tomate e cebola........