Páginas

Nozinhos fritos

Nozinhos fritos

Esta é uma receita que adoro fazer e principalmente comer, nozinhos fritos. A preparação é bem simples, apenas requer algum tempo extra devido á fermentação da massa, de resto os passos são bem descomplicados. 

Ingredientes dos nozinhos 

250 ml de leite 
1 ovos
75 gramas de açúcar
1 colheres de sopa de manteiga 
1 colher de sopa de banha
550 gramas de farinha (variável conforme o ponto da massa)  
40 gramas de fermento fresco
1 pau de canela
1 casca de canela

Preparação dos nozinhos fritos


Comece por aromatizar o leite, com um pau de canela e uma casca de limão. Leve ao lume sem atingir o ponto de ebulição. Se preferir sabores simples pode excluir esta etapa. 

Coloque o leite arrefecido numa taça, acrescente o fermento, o ovo, a manteiga previamente derretida mas sem ferver e um pitada de sal. Mexa bem todos os ingredientes até dissolver bem o fermento. 
De seguida vá acrescentando a farinha de uma forma gradual e vá amassando até obter uma massa que se despega das mãos. O ponto certo poderá ser obtido com mais ou menos farinhas, comigo os 550 gramas batem certo.
Depois forme uma bola com a massa, cubra-a e deixe a repousar até dobrar de tamanho.

Findo o tempo, retire pequenas porções de massa e enrole com as mãos a té formar um rolinho comprido, poderá rebolá-lo sobre a mesa. Depois passe uma ponta por dentro da outra e forme um nó. Coloque os nozinhos num tabuleiro polvilhado de farinha e deixe novamente a levedar, até aumentarem de tamanho. 

Depois, frite os nozinhos em óleo não muito quente, para não correrem o risco de ficarem encruados por dentro. Frite dos dois lados até os nozinhos alcançarem um tom dourado. Deixe-os a escorrer do excesso de óleo e polvilhe-os com açúcar em pó e canela.

Sugestões:

Gostou desta receita? Veja aqui: Mais receitas de Natal

Se não tiverem banha, podem trocar por manteiga. Nesse caso passam a ser duas, porque a receita já inclui uma.
Se preferirem uma receita sem a etapa da fermentação, vejam: Argolas simples ou Bolinhos pingados

Sem comentários:

Enviar um comentário