Páginas

Semifrio Mandarin

Semifrio mandarim com bolachas

Um semifrio de fazer crescer água na boca. Têm por base ingredientes simples, dos quais se destaca o pudim instantâneo "El Mandarin". A preparação é bem fácil e prática, não deixa margem para duvidas, não há desculpas para não comer uma bela e deliciosa sobremesa.

Semifrio mandarin

1 lata de leite condensado
300 g de bolachas tipo Maria 
150 g de açúcar
10 folhas de gelatina
2 saquetas de pudim instantâneo
1 l de leite morno
600 ml de natas 

Preparação do semifrio mandarin com bolachas


Comece por dissolver o conteúdo dos saquinhos de pudim mandarin com o açúcar e uma pequena porção de leite e mexa muito bem. Junte o restante leite e leve ao lume, mexendo sempre até a mistura ferver. Depois de atingir a fervura mantenha a ferver por mais dois minutos. Retire do lume e junte 5 folhas de gelatina previamente demolhadas e escorridas. Mexa bem até dissolver todos os ingredientes e deixe arrefecer. 

Bata as natas em chantilly bem espesso. Junte o leite condensado misture as restantes 5 folhas gelatina previamente demolhadas e derretidas. Envolva tosos os elementos até a mistura se apresentar bem incorporada. 

Coloque uma camada de bolachas dentro de uma  forma de aro amovível. Cubra com uma parte da mistura de pudim mandarin, faça-o delicadamente para as bolachas não dispersarem. Repita a operação. Leve ao frio até solidificar.
Depois da base do semifrio se apresentar solidificada cubra com o creme branco. Alise e leve novamente ao frio.
Quando o semifrio estiver bem solido, desenforme-o e decore-o com bolachas maria triturada grosseiramente. Eu esmago-as com a ponta dos dedos.

Este semifrio é feito com pudim mandarin (também conhecido como pudim chinês), mas pode ser feito com outros pudins instantâneos similares.

Nota final: Este semifrio foi inspirado numa receita da Teleculinária. Têm os mesmos ingredientes de base, mas alterei as dosagens. A começar pela gelatina, a receita original indica 12 folhas e eu reduzi para 10. Porquê? Porque cada embalagem de gelatina têm 5 folhas e no final iriam sobrar 2. Não me arrependi nada, ficou num ponto ótimo.
Mudei também a dosagem das natas em vez de 400 ml, coloquei 600 ml. Porque para o meu gosto, 400 ml de natas para uma lata de leite condensado resulta numa mistura muito doce. Agora fica ao vosso critério, se são mais ou menos gulosos.
E finalmente, troquei 4 saquetas de pudim instantâneo por apenas 2. 

E como hoje o protagonista é o pudim mandarin, vou sugerir outra receita: Pudim chinês com ovos (mandarin).

1 comentário:

  1. Anónimo23.7.23

    Deve ficar uma delícia 👍👍👍😋😋😋

    ResponderEliminar