Páginas

Rabanadas poveiras

Receita das rabanadas poveiras

Hoje, dia de Reis, reservei-me o direito de degustar um dos melhores doces de natal, umas deliciosas rabanadas poveiras. São tão boas, que nos levam à perdição.
O nome destas rabanadas surgiu pelo facto de terem sido criadas na Povoa de Varzim, mais propriamente pelo Sr Leonardo da Mata no inicio da década de 50. Hoje estas deliciosas rabanadas encontram-se em vários pontos da cidade, com o toque personalizado dos novos elaboradores.

Ingredientes das rabanadas poveiras

10 pães de 4 dias descascados (tipo papo seco)
800 ml de leite
6 ovos
150 gr de açúcar
2 colheres de sopa de farinha (facultativo)
óleo para fritar
Açúcar e canela para polvilhar
Ovos moles

Preparação das rabanadas poveiras


Num recipiente junte o açúcar com a farinha e mexa. Acrescentem os ovos e depois de bem envolvidos, juntem o leite.
Colocar o pão, ao qual se tirou a côdea a amolecer dentro do preparado, por alguns minutos. Dependendo do tamanho do pão poderá ser necessário parti-lo ao meio.
Com as mão espremam o excesso do liquido e moldem bolas.
Levem essas bolas a fritar numa frigideira com óleo bem quente, mas não em demasia, já que elas devem fritar lentamente de um modo uniforme. para ficarem bonitas.
Depois de fritas, coloque as rabanadas a escorrer do excesso de óleo em papel absorvente.
Poderá apresentar as suas rabanadas poveiras polvilhadas com açúcar e canela ou com doce de ovos. Aqui para nós, os meus filhos até lhe metem nutella, não têm nada  a ver com Natal, mas ficam boas que se fartam 😉

Dica

A receita original leva mel na calda onde se ensopa o pão e não leva a farinha. Eu faço deste jeito porque para o meu gosto pessoal ficam muito melhores. 

Sugiro que veja também a nossa receita de: rabanadas de pão de forma, são facílimas e deliciosas. Resta-me desejar-vos um bom Natal e que o Ano Novo seja aínda melhor. Sejam felizes! 💖


Imprimir esta receita

4 comentários:

  1. Essas rabanadas ficaram com ótimo aspeto.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/01/pao-de-lo-humido-e-um-molotof.html

    ResponderEliminar
  2. Não foram criadas na Póvoa do Varzim, mas sim na PÓVOA DE VARZIM. Convém corrigir, é um erro grave.
    Saudações.

    ResponderEliminar
  3. Realmente a Póvoa de Varzim sofre, desde sempre, com este erro, mas apresentando as Rabanadas Poveiras com tanta dedicação, perdoamos o erro, que afinal não é tão grave e até muito comum para outros nomes de cidades. As Rabanadas Poveiras são deliciosas e uma presença nas casas de cada poveiro desta Póvoa do Mar... Bem haja.

    ResponderEliminar
  4. Adorei as receitas,obrigada

    ResponderEliminar