Uma receita de pão doce de canela apresentado na forma de rolinhos, que também pode ser executado num rolo único. Depois de ir ao forno a manteiga e o açúcar que se encontra no interior derretem e vão criar uma calda que escorre ligeiramente sobre as laterais dos rolinhos.
Gosto de fazer este pão doce em ápocas especiais, ele não é demasiado doce e reconforta tão bem com um chá ou um café. Os ingredientes desta receita rendem dois pães doces de canela, nós não fazemos por menos, quando gostamos do que comemos aplicamo-nos de verdade 😏
Ingredientes do pão doce de canela
900 gramas de farinha
300 ml de leite morno
100 gramas de manteiga derretida
3 ovos
100 gramas de açúcar
1 pitada de sal
20 gramas de fermento biológico
2 colheres de sopa de manteiga derretida
1 colher de sopa de canela em pó
150 gramas de açúcar amarelo ou mascavado
Preparação do pão doce de canela enrolado
Coloque a farinha numa taça e abra uma cavidade no meio. Nesse buraco verta a manteiga derretida, os ovos, sal a gosto, açúcar e o fermento biológico diluído nos 300 ml de leite. Amasse bem até formar uma massa lisa e homogénea. Guarde em local protegido até a massa dobrar de tamanho.
Se preferirem uma opção menos trabalhosa sugiro que coloquem todos os ingredientes líquidos na maqina de pão. Ou seja o leite, a manteiga derretida, os ovos, depois junte o fermento o açúcar e o sal e acrescente a farinha por ultimo. Acione o programa de amassar (na minha máquina é o 7). Depois da mistura se apresentar amassada, retire-a da cuba e siga os passos indicados no procedimento anterior.
Abra a massa com ajuda do rolo de cozinha. Barre a superfície uniformemente com as duas colheres de manteiga amolecida. Depois polvilhe com a mistura de açúcar com canela. Enrole e corte o rolo em pedaços com aproximadamente cinco a seis centímetros. Coloque-os numa forma untada de manteiga e revestida com papel vegetal. Deixe a descansar até duplicarem de volume e coza-as em forno aquecido a 180º por aproximadamente 30 a 40 minutos. O tempo de cozedura vai depender da forma utilizada, numa forma com buraco é mais rápido, o melhor é fazer o teste do palito.
Depois de ir ao forno a manteiga e o açúcar que se encontra no interior derretem e vão criar uma calda que escorre ligeiramente sobre as laterais dos rolinhos de pão.
Sugiro que vejam também a receita: Pão doce suave e fofo. Uma versão simples, ideal para um lanchinho perfeito.
Sem comentários:
Enviar um comentário