Este doce da casa é um doce bastante comum nos restaurantes de Portugal. Caracteriza-se por duas camadas tentadoras, uma feita à base de leite condensado e outra de natas, é enriquecido por umas bolachas embebidas em café que lhe dão o toque final. No final apresenta-se com uma sobremesa vistosa que alegra o estômago e os olhos.
Ingredientes do doce da casa
5 gemas
1 lata de leite condensado
500 ml de leite
1 Embalagem de natas de 200 ml
1 colher de sopa de farinha maizena
1 Embalagem de bolacha maria
Café forte (suficiente para demolhar as bolachas)
4 C/sopa de açúcar
Chocolate granulado para decorar
Preparação do doce da casa
Leve ao lume o leite condensado e o leite, vá mexendo até ferver. À parte misture as gemas com a farinha maisena e acrescente em fio à mistura dos leites, mexendo sempre. Leve novamente ao lume brando e mexa continuamente até engrossar. Retire do calor e verta o creme em taças (se preferir pode servir numa familiar). Deixe arrefecer.
Faça um café forte e adoce-o a goto. Demolhe as bolachas no café e distribua-as por cima do preparado anterior até tapar.
Bata as natas até obter um chantilly bem firme. Adicione as 4 colheres de açúcar gradualmente e sempre batendo. Disponha por cima das bolachas e sirva decorado a gosto. Hoje eu decorei o meu doce da casa com chocolate granulado, mas também gosto de polvilhar com bolacha triturada.
Leve o doce da cassa ao frigorifico pelo menos 40 minutos. Se preferir congelar retire a sobremesa meia hora antes de servir.
Convido-vos também a verem outra receita do mesmo gênero e que têm feito um enorme sucesso neste cantinho: Doce tentação de baba de camelo.
Que delícia! Tão simples, tanto efeito e sabor! bjs, chica
ResponderEliminarQue delícia que deve ser!
ResponderEliminarVou fazer!
Deve ser .uito muito bom
ResponderEliminare não leva as claras em castelo ? não fala nas claras .
ResponderEliminarPois fui ver a receita e leva só as gemas , por isso não fala nas claras , está certo .
ResponderEliminarVou fazer tal e qual a receita , obrigada .
ResponderEliminarMuito bom,obrigada pela partilha
ResponderEliminar