Não há como recusar um bom prato de bacalhau e a receita que vos proponho a seguir é bem tentadora: Bacalhau coberto. O procedimento é simples e os ingredientes são os companheiros mais prováveis para fazer realçar o sabor do nosso nobre amigo. No fundo é um bacalhau coberto que não têm nada a esconder, na prática é um prato simples e de certa forma tradicional. Basicamente é um empadão de bacalhau com o toque personalizado de alguns elementos extra e posso garantir que é delicioso.
Os ingredientes propostos servem aproximadamente 5 a 6 pessoas, isto claro, dependendo do apetite de cada um. Se forem muito comilões terão de aumentar a doze.
Ingredientes do bacalhau coberto
Puré:
1 kg de batatas descascadas
1 cenoura grande
400 ml de leite (aproximadamente)
Sal a gosto
1 colher de sopa de manteiga bem avantajada
Recheio:
3 lombos de Bacalhau demolhados
4 dentes de alho
1 folha de louro
3 lombos de Bacalhau demolhados
4 dentes de alho
1 folha de louro
1 pimento malagueta fresco (opcional)
Sal e pimenta a gosto
2 cebolas grandes
4 ovos
Azeite a gosto
Cobertura:
1 ovo batido
Azeitonas a gosto
2 cebolas grandes
4 ovos
Azeite a gosto
Cobertura:
1 ovo batido
Azeitonas a gosto
Cubos de fiambre a gosto (opcional)
Preparação do bacalhau coberto gratinado
Comece por preparar o puré. Descasque as batatas e a cenoura, corte-as em pedaços e leve-as a cozer em água temperada de sal, juntamente com os ovos. Quando cozidas, escorra a água, coloque os ovos em água fria. Reduza as batatas e as cenouras em puré e acrescente a manteiga e o leite gradualmente até obter a cremosidade certa de um bom puré. Retifique o sal.
Descasque os ovos e corte-os às rodelas.
Á parte coza os lombos de bacalhau. Assim que a água levantar fervura retire-o. Depois de frio, retire pele e espinhas ao bacalhau e lasque-o.
Leve uma frigideira grande ao lume com uma boa beirada de azeite, acrescente as cebolas cortadas em meias luas, os alhos laminados, a folha de louro e se gostar uma malagueta fresca cortada em pequenos pedaços. Tempere de sal e pimenta a gosto. Vá mexendo até a cebola ficar macia e translúcida. Junte o bacalhau lascado ao preparado, envolva e deixe cozinhar por 2 minutos.
Unte uma assadeira com azeite. Coloque uma camada de metade do puré e cubra com o preparado de bacalhau e cebola. Por cima coloque as rodelas de ovo.
Cubra com o restante puré e pincele com o ovo batido.
Guarneça com as azeitonas e os cubinhos de fiambre ou outros elementos da vossa preferência.
Leve a assar em forno aquecido a 180º até o gratinado se apresentar tostadinho. Entre 20 a 30 minutos dependendo do forno.
Sirva o bacalhau coberto de imediato, bem quentinho.
Observações finais: Esta receita pode ser ajustada ao vosso gosto, seja na quantidade dos ingredientes seja nos elementos.
Os lombos de bacalhau podem ser substituídos por também pode ser substituído por pescada, fica igualmente bom.
A cenoura, fica ao vosso critério, podem fazer o puré com ou sem ela.
A parte decorativa, essa nem se fala, há um sem numero de probabilidades. Eu escolhi as azeitonas e o fiambre, mas as alternativas são muitas. Ex: rodelas de chouriço, bacon cubinhos, presunto entre outros.
Se preferirem uma receita menos trabalhosa, substituem o puré de batata e cenoura pelo instantâneo.
Esta receita de bacalhau é mesmo muito versátil.
Sem comentários:
Enviar um comentário