10 dicas essenciais para obter bolos perfeitos
- Nunca comece uma receita sem tirar todos os ingredientes do frigorifico, pelo menos meia hora antes, de modo a que na hora da preparação eles se apresentem à temperatura ambiente.
- Coloque todos os ingredientes do bolo sobre a bancada, de forma a evitar esquecimentos e condenar o resultado do seu trabalho.
- Nunca bata as claras em castelo sobre um recipiente húmido ou com resíduos de partículas de outros materiais, principalmente se forem gordurosos.
- Junte uma colher de sopa de uma bebida alcoólica aromatizada na massa, o bolo fica mais leve e com um sabor mais agradável.
- Se optar por juntar frutos secos na massa do bolo, deve passá-los por farinha de rigo para evitar que este vão ao fundo.
- Evite queimar a base do bolo como acontece no caso de fornos muito fortes. Jogue pelo seguro, espalhe sal grosso sobre a placa por baixo das formas e verá que não terá mais acidentes.
- Nunca abra o forno antes de terem passado 15 a 20 minutos de cozimento. Para desenformar, espere que o bolo esfrie. Os bolos fofinhos têm a tendência a desmanchar quando ainda estão quentes. Se tiver pressa espere pelo menos 7 a 8 minutos antes de desenformar o bolo.
- Não deixe o bolo arrefecer no forno. O calor continua a aquecer e a cozer, o que vai acabar por ressecar a massa.
- Quando colocar o forno a pré-aquecer, ponha também uma forma com água na parte de baixo do forno. O vapor libertado cria um ambiente húmido que proporcionará um bolo mais suave.
- Se uma receita de bolo ou outro tipo de doce levar manteiga, pode substituir por azeite. terá apenas de reduzir a quantidade em 25%. Ou seja para uma chávena de manteiga, use apenas 3/4 de chávena de azeite.
Como obter bolos fofos e delicados
Peneire os ingredientes secos. Pode parecer dispensável, mas não é. Ao peneirar os elementos secos como farinha e açúcar, acrescenta-se ar à massa, deixando o bolo mais fofo. Além disso também possibilita remover possíveis fragmentos mais duros da farinha.
Na hora de acrescentar farinha, não bata a massa em demasia, faça-o apenas até misturar bem todos os ingredientes. Quanto menos bater a farinha mais fofinho o bolo fica. Quanto mais se mexer a farinha mais ela cria o famoso glúten, que confere elasticidade à massa, deixando-a menos fofinha.
Se bater os ovos inteiros, bata-os energicamente com o açúcar, até obter um creme fofo e esbranquiçado.
As claras devem ser batidas em castelo bem firme e só devem ser incorporadas na ultima fase.
Numa receita de bolo que leve farinha de trigo, troque 10% por marinha de amido tipo maisena. Ou seja em 10 colheres de sopa de farinha de trigo troque por duas de farinha de amido.
Nunca bata o fermento em pó. Este é um ponto essencial e determinante para o crescimento do bolo. O fermento em pó nunca deve ser batido e é mesmo por esse motivo que ele é colocado em ultimo lugar.
obrigada gostei
ResponderEliminarObrigada gostei imenso do seu ensinamento
ResponderEliminardicas importantes para pessoas como eu que não sou grande boleira
ResponderEliminar