Doce delírio de claras


Doce delírio de claras
Esta é uma das minhas sobremesas de eleição, um doce delírio! A imagem não deixa margem para duvidas, esta sobremesa é a conjugação do toque crocante do suspiro com a fofura do molotof (receita caseira de molotof), a amêndoa é a "cereja no topo do bolo". O melhor é que é tão fácil de fazer que até os mais desajeitados se vão surpreender.

Ingredientes do doce delírio

10 claras
10 colheres de sopa de açúcar
Caramelo liquido qb (a gosto)
Amêndoa palitada qb (a gosto)
1 pitada de sal

Preparação do doce delírio de claras


  1. Comece por tostar a amêndoa palitada. Coloque-a numa frigideira e leve-a ao lume até ela começar a tostar.
  2. Bata as claras em castelo com uma pitada de sal, quando elas alcançarem consistência  junte o açúcar gradualmente e continue a bater até o merengue ficar bem espesso.
  3. Coloque o preparado numa taça que possa ir ao forno e espalhe. Com ajuda das costas de uma colher faça o formato de pequenos montes, de modo a tornar a superfície irregular. 
  4. Leve ao forno pré aquecido a 180ºC, por 10 minutos e desligue sem tirar o doce. Durante o processo nunca abra a porta do forno, nem mesmo na fase de arrefecimento.
  5. Depois de frio entorne por cima o caramelo em fio a gosto e salpique com a amêndoa palitada torrada. 
Sugiro que veja também a receita do: Pudim de claras com leite creme, outra sobremesa deliciosa que têm por base as claras em castelo. E se não sabem o que fazer às gemas, vejam como é fácil usá-las neste: Pudim caseiro, a receita é original e infalível.

25 comentários:

  1. Anónimo13.11.19

    Marli Vieira a rainha das copias. tudo neste site é copiado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anonimo, fazer acusações sem dar a cara, já por si mostra a intenção. Eu até podia eliminar este comentário, mas como não tenho nada a temer prefiro enfrentá-lo. Nada nete blog é copiado, eu não roubo o trabalho a ninguém,o texto e todas as fotos são da minha autoria e resultado das minhas experiencias. Muito ao contrário do que me fazem a mim. Cerifique-se antes de falar, se ou conteudos que vê por ai iguais a estes não são copias deste mesmo site. Eu tenho sido tão plaguiada que fui obrigada a retirar a opção de copia. Por isso mais uma vez eu digo, essa sua acusação é tremendamente injusta!

      Eliminar
    2. Nossa!! oh povo ingrato, nem se de o trabalho d justificar com pessoas assim!! Amei sua receita e já vou prepara-la...obrigado por compartilhar conosco

      Eliminar
    3. Não ligue a dor de cotovelo dói mt

      Eliminar
    4. Anónimo19.7.22

      Receitas simples que adoro .Obrigada.

      Eliminar
    5. Anónimo26.12.22

      Pessoas ingratas que têm sempre que complicar.

      Eliminar
    6. Anónimo4.4.23

      RESPOSTA AO COMENTARIO ANONIMO: E?

      Eliminar
  2. Jose Ferrao23.12.19

    Anonimo e a levantar acusacao grave demonstra que nao pode ser pessoa de bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado José Ferrão! Fico muito grata pelas suas palavras. Feliz Ano Novo!

      Eliminar
  3. Delicioso experimente com um pouco de doce de ovos caseiro vai ver que vai adorar👌👌

    ResponderEliminar
  4. Eu faço um doce parecido. Junto o caramelo líquido às claras batidas em castelo e depois de douradinho no forno deixo arrefecer e deito por cima ovos moles pouco espessos. Depois é só salpicar com uns pinhões tostadinhos. Fica também uma delícia! Receita da minha avó!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Pela sua receita Lídia Almiro! Parece deliciosa, vou com certeza experimentar 🥰

      Eliminar
    2. Anónimo15.7.22

      Adorei copiado ou não é bom

      Eliminar
    3. Anónimo10.5.23

      Como faz os ovos moles pouco espessos. No meu leite creme os ovos cozem, não fica bem. Gostaria que dissesse o truque.

      Eliminar
  5. Eu fiquei perdida pq não sei a quantidade de amêndoas, não sei o que é amêndoa palitada e qto ao caramelo, como faço, não sei os ingredientes nem a quantidade dos mesmos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria Clara Paulo. As letras qb em Portugal significa quanto baste, ou seja cada um coloca ao seu gosto pessoal. As amêndoas palitadas são as que se veem na foto, mas pode perfeitamente usar laminadas.

      Eliminar
  6. Eu vou fazer no Domingo

    ResponderEliminar
  7. Como se prepara o caramelo líquido?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu faço o caramelo a muitos anos e sai sempre bem, e fácil feito numa frigideira 1 chávena de açúcar e feito só uma colher de sopa de água, coloco ao lume médio e mexo de vez em quando, assim que moto que começa a ficar dourado vou mexendo até atingir a cor que eu gosto, retiro do lume e junto uma colher de sopa de água com cuidado pois vai saltar um bocadinho e regressa ao lume por um instante.
      Está pronto para forrar formas para pudim ou qualquer sobremesa.
      Também faço a sua sobremesa a muitos anos mas coloco ovos moles que faço aproveitando as gemas .
      Espero ter ajudado

      Eliminar
    2. Ajudou sim, grata.

      Eliminar
  8. Não sabe fazer caramelo?

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...