Baba de camelo

Baba de camelo caseira

A Baba de camelo é uma sobremesa tradicional, simples, fácil e rápida de preparar. Creio que não precisa de apresentações, mas mesmo assim vou dar o ar da minha graça, é uma mousse de leite condensado cozido, de sabor profundo e pronunciado, que faz as delicias de quem a prova. Além disso a baba de camelo conjugada com outros cremes pode dar origem a sobremesas incríveis.

Ingredientes da baba de camelo

1 lata de leite de condensado cozido
6 gemas
6 claras

Preparação da baba de camelo


Coloque as gemas com o leite condensado numa taça e bata bem.
Á parte bata as claras em castelo firme.
Envolva o primeiro creme com as claras delicadamente de cima para baixo, até obter um preparado homogénio, este passo é muito importante para a consistência da baba de amelo.
Verta em taças individuais ou taça familiar, é como preferir.
Leve a baba de camelo ao frio durante pelo menos três a quatro horas.

Se preferir pode decorar a sua baba de cogumelo com lascas de amêndoa palitada ou laminada torrada, ou com o que mais goste.

Não têm leite condensado cozido? Não têm problema, cozido em casa é muito melhor! Retire o papel que envolve a lata e coloque-a num tacho, cubra-a com água e deixe ferver por aproximadamente 50 minutos a 1 hora. Se o fizer numa panela de pressão, são preciso apenas 30 minutos. Findo o tempo retire a lata da água e deixe arrefecer na totalidade, se abrir a lata ainda quente, o conteúdo pode sair com pressão e provocar queimaduras..

Truques para uma baba de camelo mais consistente


Junte uma pequena quantidade de leite às gemas e leve ao lume, mas sem deixar ferver. Depois junte normalmente ao leite condensado. Além de tornar a mousse mais espessa, torna-a mais segura.

Outra técnica passa juntar 1 a 2 folhas de gelatina incolor (conforme a consistência desejada), previamente demolhada e derretida ao preparado.

Origem da baba de camelo


Não se sabe bem a origem da baba de camelo, mas verdade ou não, reza a historia que foi uma senhora de nome Valentina que a inventou. Parece que recebeu visitas de ultima hora e decidiu fazer uma sobremesa rápida com os poucos ingredientes que tinha à mão. No fim a mousse rendeu pouco e com medo de ela não chegar para todos, ela atribuiu-lhe o nome baba de camelo. Na verdade funcionou, nem todos tiveram a coragem de provar, mas quem o fez deliciou-se.


1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...