Arroz doce Merengado

Arroz doce Merengado com canela

Cá por casa somos grandes apreciadores do tradicional arroz doce e este modo de preparação é sensacional, só têm a acrescentar ao que por si já é tão bom.

Ingredientes do arroz doce

300 gramas de arroz
350 gr de açúcar
6 gemas
1 litro de água
1 litro de leite
4 cascas de limão
2 colheres de sopa de manteiga
Sal qb
1 pau de canela
Canela em pó para polvilhar


Ingredientes do merengue

6 claras
6 colheres de sopa de açúcar

Preparação do Arroz doce merengado


Comece por preparar o arroz doce. Leve a água ao lume junto a casca de limão, o pau de canela e uma pitada de sal. Depois de levantar fervura junte o arroz e deixe cozer, com o cuidado de ir mexendo até este ficar quase sem água. Acrescente o açúcar e a manteiga, vá juntando pouco a pouco o leite previamente aquecido e mantenha a fervilhar sempre mexendo em movimentos lentos e circulares. Vá acrescento o resto do leite à medida que o arroz o vai absorvendo.

Desligue o lume, retire uma pequena porção do preparado e envolva-a nas gemas previamente desfeitas com um garfo. Depois da mistura se apresentar bem envolvida, junte-a ao preparado de arroz e mexa energicamente até incorporar. Deixe fervilhar mais 3 a 4 minutos, sem parar de mexer, apague o lume e retire as cascas de limão. Verta o arroz doce numa travessa de servir que possa ir ao forno e polvilhe generosamente com canela em pó.

Bata as claras em castelo, quando elas alcançarem alguma firmeza acrescente o açúcar. Continue a bater até elas alcançarem a consistência na totalidade.

Deposite colheradas de merengue sobre o arroz doce, polvilhe com canela e leve ao forno pré aquecido a 200º, por apenas 6 minutos. Desligue o forno e deixe a sobremesa de arroz doce arrefecer dentro dele, sem abrir a porta na primeira meia hora.

Se adora merengue mas dispensa arroz doce, sugiro que veja esta receita super fácil: Montanha russa com creme de ovos e amêndoas laminadas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...