Merendeiras de batata doce

Receita das Merendeiras de batata doce

As merendeiras de batata doce são doces típicos, que fazem as delicias das tradições portuguesas. Embora sejam designadas como broas ou bolinhos dos Santos, elas sabem bem em qualquer altura do ano, principalmente no Natal. Elas são deliciosas, macias e fáceis de confeccionar.

⇛ Tipo de receita    Doçaria Portuguesa

Ingredientes das merendeiras 

1 kg de batata doce
1 kg de farinha de trigo
500 gr de açúcar
125 gr de manteiga derretida
5 ovos
1 colher de sobremesa de fermento em pó
Frutos secos qb

Preparação das merendeiras de batata doce


Comece por cozer a batata doce em água e sal. Eu cozo a batata doce com a casca, depois de cozida, retiro a pele e reduzo-a a puré, apenas com ajuda de um garfo.
Derreta a manteiga e vá juntando-a ao puré de batata doce.
Acrescente o açúcar, a farinha, os ovos inteiros e o fermento, envolva bem.
Meta as mãos à massa e se necessário acrescente mais um pouco de farinha, até a massa ficar menos pegajosa, poderá levar mais 100 a 200 gr de farinha.
Por fim incorpore os frutos secos, eu inclui apenas nozes, passas e semente de abobora, mas há muitas mais opções como: frutas cristalizadas, figos secos, amêndoas, entre outras.
Passe as mãos por farinha e retire pequenas porções de massa, forme as pequenas merendeiras apenas nas mãos, sem as trabalhar em demasia.
Coloque as merendeiras num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno pré aquecido a 170º até ficarem lourinhas (aproximadamente 35 minutos).

Esta receita rende aproximadamente 2 duzias de merendeiras, uma quantidade razoável que possibilita oferecer broinhas aos mais chegados. Se sobrarem ainda há a possibilidade de as congelar e ir retirando à medida do consumo.

Aqui neste blog, poderá encontrar outra receita similar: Broas de batata doce, são igualmente deliciosas, um pouco mais húmidas e mais achatadinhas. 

2 comentários:

  1. Que óptimo aspecto com que ficaram!
    Gostei muito destas merendeiras :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Devem ser ótimas e com batata doce ainda ficam melhores, de certeza. Estão lindas!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...